Franquias
Rambo, a franquia do exército de um homem só!

A Franquia Rambo deixou Sylvester Stallone rico (mas não só ela, pois neste meio tempo estava Rocky). Mas, apesar do personagem abrir as portas para o cinema ‘brucutu’, há muito a falar sobre as épocas de lançamento dos filmes e, além disso, sobre como a sociedade mudou.
Rambo – Programado para Matar foi lançado nos cinemas em 1982 e dirigido por Ted Kotcheff. Conta a história de John Rambo, um veterano da guerra do Vietnã, preso injustamente pelo xerife Teasle. Logo depois de ser torturado, consegue fugir e começa uma vingança descontrolada contra cada um dos que o maltrataram.
Em um primeiro momento o desfecho do filme mostraria Rambo se matando (ainda chegaram a filmar outro final, onde o protagonista seria preso). No fim, o deixaram vivo! Foi orçado em 15 milhões de dólares e arrecadou pelo mundo mais de 125 milhões de dólares.
Aqui, a sociedade norte-americana ainda saia da Guerra do Vietnã e muitas feridas estavam expostas. Ou seja, precisavam de um herói ou de um personagem que mostrasse as dores desses vários soldados que não receberam o devido cuidado de seu país. A carga mais dramática invade o cerne dessa questão, tanto que o desfecho do livro poderia desencadear algo ainda pior.
A franquia Rambo chega ao ‘exército de um homem só’
Três anos depois e com uma fama muito maior, o ator voltaria a interpretá-lo em Rambo II – A Missão, dirigido por George Cosmatos. Agora mais super heroico e menos vulnerável fisicamente, ele – que se encontra em uma penitenciária – terá que participar de uma missão suicida e resgatar prisioneiros norte-americanos no sudeste asiático para ser perdoado. A coisa se complica quando é deixado no campo inimigo, já que o governo não estava interessado em gastar dinheiro pelos resgates.

Foi roteirizado pelo próprio Stallone e por ninguém menos que James Cameron. Orçado em 44 milhões de dólares, faturou pouco mais de 300 milhões ao redor do mundo.
Na criação do roteiro, surgiu a idéia de Rambo ter um parceiro que seria interpretado por John Travolta, mas logo isso foi descartado. O projeto foi um dos três filmes mais bem sucedidos daquele ano ao lado de De Volta para o Futuro e Rocky 4. Apesar do sucesso comercial, recebeu severas críticas e venceu o Golden Raspberry Awards de Pior Filme. Em contrapartida recebeu a indicação da Academia na categoria Melhor Som.
Aqui no Brasil, enquanto o primeiro episódio da cine-série era transmitido pelo SBT no Cinema em Casa, a Rede Globo rebatia com Rambo II – A Missão. Tudo no mesmo dia.
Mais três anos e eis que Rambo III entra em cartaz nos cinemas. Vemos John tentando se livrar de todo sofrimento e angústia do passado, indo para um templo budista. Mas o Coronel Trautman é capturado por rebeldes soviéticos e novamente o combate está armado.

Segundo o Livro dos Recordes, este é um dos filmes mais violentos já feitos – são vistos 108 mortes e 202 atos de violência. Inicialmente o diretor seria Russell Mulcahy, mas devido a diferenças criativas foi substituído por Peter MacDonald.
Faturou nada menos que 150 milhões de dólares, para um orçamento de 65 milhões.
Rambo, a franquia ressurge
Com a ressurreição de Stallone em Rocky Balboa, eis que Rambo 4 estréia nos cinemas em 2008 e com uma contagem de corpos ainda maior do que o anterior – para ser exato foram 236 mortes.

O astro dirige pela primeira vez um projeto do ex-combatente de guerra e escolhe Julie Benz para ser uma das atrizes principais pois adorava suas participações no seriado Dexter. James Brolin havia sido contratado para o papel do Coronel Trautman, já que Richard Crenna falecera anos antes, mas foi retirado no corte final do roteiro.

John Rambo mora em um local afastado do mundo, perto da Birmânia, onde há quase 60 anos ocorre uma guerra civil. Ele tenta levar a vida da maneira mais calma possível, mas um grupo de missionário o procura pedindo ajuda para subir o rio e levar alimentos e remédios para os civis. Eis que uma guerra é travada e os tais missionários sequestrados pelos guerrilheiros.
Orçado em 50 milhões de dólares, arrecadou pelo mundo 113 milhões de dólares.

Neste meio tempo houve espaço para criarem jogos do personagem para diversos consoles, como Rambo The Video Game, uma série animada e diversos bonecos que faziam a alegria da molecada na época.
E aí, o que acha de Rambo, a franquia? Qual dos quatro filmes é o seu favorito?
Destaque
Quantos filmes Missão Impossível tem?

Missão Impossível é uma das marcas mais fortes de Hollywood há muito tempo. Desde que a série estreou em 1966, pela CBS, foi um grande sucesso de público e crítica.
Foram sete temporadas ou 172 episódios, lotadas de roteiros inteligentes e que jogavam o espectador em tramas intrincadas e ação de primeira. Astros como Leonard Nimoy participaram ativamente de grande parte do programa. Os estúdios Álamo eram os responsáveis pela dublagem aqui no Brasil, enquanto a extinta TV Excelsior era quem tinha os direitos de transmissão. Em 1970, foi exibido pela TV Record e depois, em 1976, pela Bandeirantes.
No final da década de 80, tentaram dar uma sobrevida a série, colocando Peter Graves novamente como um dos atores principais. Não deu muito certo e este retorno durou apenas duas temporadas.

A primeira trilogia de Missão Impossível
Missão Impossível, de Brian de Palma
Depois de uma longa pausa, a Paramount resolveu fazer uma homenagem aos fãs e inserir o novo público, que não teve contato com o produto, àquele universo tão interessante. O escolhido para levar Missão Impossível para as telonas em 1996 foi Brian de Palma, recém saído do excelente O Pagamento Final.
No elenco um jovem e já famoso Tom Cruise, além de coadjuvantes de respeito como Jon Voight, Ving Rhames, Jean Reno e Vanessa Redgrave.
Na história, escrita por David Koepp e Robert Towne e com argumento de Steven Zaillian, Ethan Hunt descobre que está em uma emboscada juntamente com sua equipe. No fim das contas, apenas ele e outra agente sobrevivem e agora terão que provar inocência e encontrar, dentro da própria agência, quem é o verdadeiro criminoso.
Com cenas emblemáticas (o que é aquele trecho final incrível pessoal!?), o filme foi um sucesso estrondoso e fez 457 milhões de dólares pelo mundo, contra 80 milhões de seu orçamento.

As pirotecnias de John Woo na franquia
Dois anos depois e os cinéfilos ganhavam uma continuação das aventuras do agente. Desta vez a direção passou para o talentoso John Woo, que havia feito anos antes o belíssimo Bala na Cabeça. Com orçamento mais robusto – desta vez de 125 milhões de dólares – e com Tom Cruise assinando como Produtor Executivo, Missão Impossível II teve uma recepção fria perante os críticos, mas calorosa entre os espectadores. Faturou nada menos que 546 milhões de dólares.
Com uma sequência inicial de tirar o fôlego, onde vemos Ethan Hunt e suas madeixas esvoaçantes escalando uma montanha sem qualquer tipo de proteção, Woo prepara o espectador para o roteiro que fala sobre um vírus mortal, desenvolvido por australianos e que está prestes a cair nas mãos de contrabandistas. O agente e sua equipe terão que salvar o dia outra vez.
Uma curiosidade é que Dougray Scott, que interpreta o vilão Sean Ambrose, havia aceitado viver o herói Wolverine, mas se feriu gravemente nas filmagens da sequência final e perdeu o papel para Hugh Jackman.

Fôlego novo à franquia com J. J. Abrams
Foram precisos mais seis anos, um diretor extremamente inventivo e os roteiristas do momento em Hollywood, para trazer as coisas de volta aos eixos. Missão Impossível III ganhou um roteiro lotado de idas e vindas no tempo, um vilão que chega a dar medo e cenas de ação coreografadas com qualidade impressionante.
J. J. Abrams embarcou no projeto e trouxe com ele os roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci. Com ainda mais força para dar os pitacos necessários, Cruise, além de protagonista voltou ao papel de produtor e contracenou com Philip Seymour Hoffman e Michelle Monaghan.
Os 150 milhões de dólares foram pagos facilmente e a arrecadação foi finalizada com 397 milhões de dólares no bolso da Paramount.
O futuro da franquia
E o último capítulo, pelo menos por enquanto, foi intitulado Missão Impossível – Protocolo Fantasma. O roteiro coloca os membros da força-tarefa MI como culpados de um ataque terrorista, tudo isso, para que eles possam operar sem restrições em trabalhos ultra-secretos.
O genial diretor Brad Bird, em seu primeiro filme em live action, coordena bem as sequências de ação. O longa se passa em Dubai, Praga, Moscou, Bangalore e Vancouver, mas prolonga demais seu roteiro – o corte final teve longos 132 minutos. Mesmo assim os espectadores lotaram as salas e deram 694 milhões de dólares contra 145 milhões de seu orçamento.

O quinto episódio chegará aos cinemas no final de 2015 e terá o retorno de Simon Pegg, Jeremy Renner e Paula Patton. O diretor Christopher McQuarrie trabalhou como produtor e diretor em diversos filmes que tinha Cruise. Então, a gente já pode esperar um mínimo de sintonia entre os dois. E vocês, estão na expectativa para este novo filme de Ethan Hunt?
Destaque
Boyka: Onde assistir os filmes O Imbatível?

Boyka é um personagem que entrou na cultura pop dos filmes de pancadaria. Mas você sabe onde assistir os filmes O Imbatível? Antes de mais nada, devo dizer que a franquia foi iniciada em O Imbatível, dirigido pelo mestre Walter Hill e interpretado por Wesley Snipes.
Onde assistir os filmes de Boyka
O Imbatível (2002)
No roteiro, o campeão de boxe George “Iceman” Chambers é condenado injustamente à prisão por estupro. Dentro da prisão, conhece Monroe Hutchens, que está na solitária, mas quando é solto, entra numa briga com o campeão. Agora, farão de tudo para que uma luta histórica dentro da prisão ocorra. E quem será o vencedor? (mais…)
Release
Onde assistir Um Lugar Silencioso 2

Está curioso e se perguntando onde assistir Um Lugar Silencioso 2? Então fique tranquilo. Suas buscas se encerraram. Lembrando que esta é a sequência do filme de 2018, que também foi dirigido por John Krasinski e contando com Emily Blunt como protagonista.
O primeiro fez mais de US$ 280 milhões. Enquanto a continuação, em plena pandemia, quase US$ 300 milhões. E dá para conferir ambos pelo streaming do Telecine! Aliás, o catálogo dos caras conta com uma variedade impressionante de opções. Certamente agradará os fãs de terror, comédia, animação e etc. (mais…)
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias10 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login