Notícias
8/1 – A Democracia Resiste será exibido hoje (08), na GloboNews e entra no catálogo do Globoplay

8/1 – A Democracia Resiste mostra não só um episódio fatídico, vergonhoso e horrendo, quando uma multidão de vândalos invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília, mas também o que aconteceu naquelas 24 horas do dia 8 de janeiro de 2023, como as autoridades se articularam para dar uma resposta diante dos ataques às instituições, quais decisões foram tomadas para garantir a democracia e muito mais!
O projeto que será exibido hoje (08), às 21h no GloboNews, foi conduzido pela jornalista Julia Duailibi e reconstitui, hora a hora, os momentos cruciais desse dia histórico e as tomadas de decisão que garantiram nossa democracia.
“O ineditismo gira em torno de dois polos que conduzem nossa narrativa: a sala de situação de Lula em Araraquara para definir a resposta e um encontro tarde da noite entre ministros civis com o comandante do Exército. Aquilo foi muito tenso. E, por pouco, aquela negociação, feita para esvaziar o acampamento dos manifestantes na frente do QG do Exército, não degringolou”, conta Julia.
O filme mostra também uma imagem exclusiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversando com o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, sobre os ataques que aconteciam naquele exato momento.

Mais detalhes sobre 8/1 – A Democracia Resiste
O documentário traz ainda imagens inéditas da destruição provocada pelos golpistas e depoimentos exclusivos. Durante seis meses, a equipe da GloboNews ouviu personagens que viveram os momentos de tensão daquele domingo e entrevistou autoridades como o presidente Lula; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes; os ministros da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio Monteiro, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; o interventor do Distrito Federal, Ricardo Capelli; e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; além de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da segurança do Senado e das forças de segurança do Distrito Federal. A produção também conversou com militares, que não quiseram gravar entrevista.

A equipe também refez alguns caminhos com os agentes de segurança que participaram da contenção dos atos golpistas no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (SFT).
8/1 – A democracia resiste é um filme de Julia Duailibi e Rafael Norton, que também dividem direção e roteiro; e tem produção de Jéssica Valença, Henrique Picarelli, Carolline Leite e Bárbara Carvalho. Além disso, está disponível no Globoplay para todos os assinantes da plataforma, e não só para os assinantes Globoplay + Canais.
Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries
Notícias
Enterre Seus Mortos e Barba Ensopada de Sangue serão adaptados para o cinema

A Globoplay, em parceria com a O2 Play, anunciou as datas de estreia nos cinemas das adaptações de Enterre Seus Mortos e Barba Ensopada de Sangue. Ambos são livros que conquistaram o público em festivais e agora chegam às telonas para emocionar e intrigar.
Estreias de Enterre Seus Mortos e Barba Ensopada de Sangue
Com estreia marcada para 30 de outubro, Enterre Seus Mortos é baseado no romance de Ana Paula Maia e traz no elenco nomes de peso como Selton Mello, Marjorie Estiano e Betty Faria.
A trama acompanha Edgar Wilson, responsável por recolher animais mortos nas rodovias da cidade fictícia de Abalurdes. Ao lado de Tomás, um ex-padre excomungado, e Nete, sua chefe e amante, ele presencia sinais misteriosos que indicam que algo apocalíptico pode estar prestes a acontecer. O filme, que já passou pela 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e pelo Festival do Rio, promete marcar a temporada.
Já em 27 de novembro será a vez de Barba Ensopada de Sangue, inspirado no livro de Daniel Galera. O longa acompanha Gabriel, que, após a morte do pai, viaja até a praia da Armação (SC) para investigar suas origens. Lá, descobre mistérios envolvendo a figura enigmática do avô, a ossada de uma baleia e uma cidade disposta a enterrar seu passado a qualquer custo.
Entre memórias e silêncios, Gabriel mergulha em uma jornada pessoal repleta de enigmas e revelações. O filme também foi destaque no Festival de Gramado.
Ambas as produções são assinadas pela RT Features, em coprodução com a Globoplay, repetindo uma parceria de sucesso após Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar® de Filme Internacional 2025.
Notícias
6 filmes nacionais que ainda podem concorrer à indicação ao Oscar 2026

A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (08), os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer à indicação ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão final será revelada no dia 15 de setembro, quando a comissão de seleção escolherá qual título representará oficialmente o Brasil na corrida pela estatueta mais cobiçada do cinema mundial.
Quais os filmes nacionais que podem concorrer à indicação ao Oscar 2026
Os filmes que integram a lista são: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Ao todo, 16 longas foram inscritos, mas apenas esses seis seguem na disputa. Os nomes que compõem a comissão de seleção serão divulgados também no dia 15 de setembro.
Detalhes sobre os filmes finalistas
- Baby aborda a trajetória de um jovem recém-saído de um centro de detenção que encontra paixão e conflitos nas ruas de São Paulo.
- Kasa Branca retrata a vida de um adolescente da Chatuba (RJ) que busca aproveitar os últimos dias de sua avó com Alzheimer.
- Em Manas, a história de uma menina da Ilha do Marajó expõe as engrenagens abusivas que marcam a vida de mulheres em sua comunidade.
- O Agente Secreto é um thriller de Kleber Mendonça Filho ambientado no Recife de 1977
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro, mistura distopia e crítica social na Amazônia e;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, que mergulha no sertão goiano para retratar as fragilidades masculinas em meio à violência.
Notícias
Últimos dias para inscrições do concurso de cosplay para a Virada Nerd SP

O Orgulho Nerd SP 2025 ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. E, por isso, estes serão os últimos dias para inscrições do concurso de cosplay. A entrada para o evento é gratuita e a produção é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
Confira como fazer as inscrições do concurso de cosplay para a Virada Nerd SP
Para garantir sua participação, acesse este LINK, e seguirá até o dia 12 de setembro ou até o preenchimento das vagas.. O palco principal no sábado e domingo para os cosplayers começará às 15h. O comando será de Siul e Lu Himura, e haverá duas modalidades:
- Desfile Interpretativo, que avalia figurino e presença de palco, e
- Performance, onde conta a criatividade e a fidelidade à obra original.
A participação é gratuita e aberta a cosplayers de todo o Brasil a partir dos 12 anos (menores com autorização). Serão 100 vagas por dia no Desfile Interpretativo e 30 por dia na Performance.
E não é só fama que está em jogo: os vencedores levam para casa prêmios como impressoras 3D, máquinas de costura e kits de ferramentas. Sem dúvida, um prato cheio para quem ama viver o universo nerd dentro e fora dos palcos.
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias9 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje