Pular para o conteúdo
home » Notícias » 2º São Paulo Food Film Festival, evento gratuito traz cinema, gastronomia e debates em novembro

2º São Paulo Food Film Festival, evento gratuito traz cinema, gastronomia e debates em novembro

2º São Paulo Food Film Festival

O 2º São Paulo Food Film Festival acontecerá entre os dias 09 a 19 de novembro e o público poderá se emocionar e deliciar com mais de 30 filmes de 14 diferentes países, clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares. Os filmes serão exibidos de forma híbrida e gratuita em São Paulo (Cinemateca Brasileira).

Ao longo da jornada, os espectadores terão a oportunidade de participar desde aulas show de culinária com chefs de cozinha, até debates e degustações de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais.

Já o público de casa poderá assistir a uma seleção de filmes do evento através deste LINK. Os 16 títulos da programação ONLINE entram na quinta, 9/11 às 19h00 e ficam até domingo 19/11, às 23h59. Basta se cadastrar e aproveitar.

Além da comida, dos filmes cativantes e outras experiências, o SP Food Film Festival promove um senso de comunidade e conexão. Reúne pessoas de diversas origens que compartilham um amor comum pela comida e pela narração de histórias. A atmosfera comunitária do festival incentiva o diálogo, a partilha e a construção de ligações duradouras através do carinho pela cultura alimentar”, conta André Henrique Graziano.

Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, completa Daniela Guariba, ambos idealizadores do evento.

O 2º São Paulo Food Film Festival e um pouco da programação

Na noite de abertura do 2º São Paulo Food Film Festival, será apresentado o filme chinês Comer Beber Viver que, em 2024, completa 30 anos. Também com 30 anos, Morango e Chocolate, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate. Mulheres à beira de um ataque de nervos, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos, também está na programação e o público poderá experimentar após a sessão um delicioso gazpacho como o feito por Peppa na cena inesquecível onde a personagem descreve toda a receita. Além disso, o Festival contará com algumas sessões ao ar livre com os títulos Simplesmente Martha e Chef.

Para o público infantil, uma cena clássica está na animação A Dama e o Vagabundo, onde os focinhos do casal de cachorros, ao comer um espaguete, acabam se encontrando. Crianças e adultos poderão degustar um delicioso spaghetti com almôndegas após a sessão, assim como chocolates com frutas, após a A Fantástica Fábrica de Chocolate e deliciosas tostadas da Tiana, após A Princesa e o Sapo.

Ainda dentre os pratos principais, a programação oferece títulos potentes e de cunho mais político, como Os Catadores e Eu e O Poço, de Galder Gazteli-Urrutia.

Dentre as estreias na telona podemos citar Blind Ambition, documentário onde quatro refugiados do Zimbabwe superam as expectativas e se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul (com direito a degustação de vinhos após a sessão) e Solo Comum, documentário que discute os sistemas alimentares contemporâneos e modelos alternativos de agricultura regenerativa.

Mas não para por aí! Em Busca da Estrela terá degustação de pizza; Lambic com degustação de cervejas, Viciados em Pimenta com degustação de deliciosas samosas com pimenta e Volte Sempre, que conta a história de Masamoto Ueda que por mais de quarenta anos, tem servido seu lendário ramen ao estilo de Tóquio para uma comunidade de frequentadores regulares que não são apenas seus clientes, mas verdadeiros amigos. Também com direito a degustação!

O ciclo de debates e os “Aulões”

Além de outras coisas, a curadoria ainda traz um importante ciclo de debates abordando quatro temas contemporâneos relevantes ligados ao alimento: Cozinhas Solidárias; Consumo de Ultraprocessados; Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional.

Todas as discussões partem de uma cuidadosa seleção de filmes e documentários que têm diferentes perspectivas sobre os temas e que visam pôr em pauta assuntos urgentes para discussão. Após a exibição de títulos como, por exemplo, Big Food, Um Mundo Obeso, Antes do Prato, Solo Comum, Fonte da Juventude e Food, Funk e Favela, os encontros com convidados especialistas serão transmitidos on-line e ao vivo no canal do Youtube do Festival, permitindo a interação com os espectadores, com exceção do debate sobre as Cozinhas Solidárias que será presencial, na própria Cinemateca.

Confira toda a programação através deste LINK.

Você não pode copiar o conteúdo desta página