2ª mostra Mulheres Mágicas segue até 05/05 no CCBB – São Paulo
Notícias

2ª mostra Mulheres Mágicas segue até 05/05 no CCBB – São Paulo

2ª edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema | Confira programação

A 2ª mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A nova edição do evento segue até 5 de maio e apresenta diversos filmes, debates com especialistas e muito mais. Os ingressos serão vendidos a preços populares.

Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a programação passa por diferentes gêneros, entre ficção, documentário, experimental e outros. Nesse ínterim, os filmes estão agrupados em dois eixos temáticos:

  • “A bruxa através dos tempos: imagens clássicas” e;
  • “Bruxas contemporâneas: corpos indomáveis, saberes ancestrais”.

Alguns filmes da programação da 2ª mostra Mulheres Mágicas

O primeiro eixo da programação apresenta obras famosas como A Bruxa (2015), bem como Retrato de uma jovem em chamas (2019). Durante as quatro semanas, haverá ainda sessões de filmes infantis, como o clássico Branca de Neve e os Sete Anões(1937), O serviço de entregas da Kiki (1989), e Malévola (2014).

Para as curadoras, uma das inspirações para a mostra é o trabalho de Silvia Federici, autora que se debruçou sobre as origens da histórica perseguição às mulheres. “Em suas obras, a escritora analisa como a caça às bruxas resultou na marginalização de mulheres que não se encaixavam nos padrões de feminilidade”, observam.

Então, no dia 25/04, a curadora Tatiana Mitre falará sobre os filmes A Fada do Repolho, de Alice Guy eBranca de Neve e os Sete Anões (1937).

Já a oficina, intitulada “Perambulando nas sombras encantadoras: segredos da bruxaria no cinema de horror contemporâneo”, terá a estudiosa Laura Cánepa como ministradora e acontecerá em 20/04, às 14h. As inscrições devem ser realizadas previamente em bb.com.br/cultura.

Online para todo Brasil

A princípio, a 2ª mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema também contará com uma programação online até o dia 05 de maio. Entre as obras, estão: Rami Rami Kirani (2004) e Para sempre condenadas (1987), disponível gratuitamente no site www.mulheresmagicas.com.

A primeira edição da mostra se deu em 2022. O formato híbrido se deu no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, São Paulo, bem como Rio de Janeiro. A iniciativa contou com debates temáticos gratuitos e quatro sessões comentadas, todas disponíveis no Youtube (Canal Mostra Mulheres Mágicas).

Enfim, ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.

Serviço Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo:

  • Ingressos: R$10 inteira / R$5 meia, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP
  • Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação)
  • Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
  • Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
  • Informações: (11) 4297-0600

Você não pode copiar o conteúdo desta página