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27ª Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia os filmes nacionais selecionados
A 27a Mostra de Cinema de Tiradentes, será realizada entre os dias 19 e 27 de janeiro de 2024. Ontem (20), os organizadores anunciaram a seleção de mais uma edição da Mostra Aurora, consolidado como o principal espaço de invenção do cinema brasileiro contemporâneo.
Como de praxe, são sete filmes inéditos no país, a maioria em pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria coordenada por Francis Vogner dos Reis e composta nesta edição por Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes e assistência de Rubens Anzolin.
Filmes selecionados na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Os filmes na Mostra Aurora 2024 são: “Eu Também não Gozei” (SP), de Ana Carolina Marinho; “O Tubérculo” (SP), de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune; “Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves; “Sofia Foi” (SP), de Pedro Geraldo; “Not Dead” (BA), de Isaac Donato; “Lista de Desejos para Superagüi” (PR), de Pedro Giongo; e “EROS” (PE), de Rachel Daisy Ellis. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.
A curadoria recebeu aproximadamente 240 inscrições de longas-metragens e, em termos gerais, a variedade de filmes chamou atenção da equipe, ampliando o desafio de chegar a uma seleção enxuta e que representasse o que se acredita ser um conjunto de títulos tão diverso quanto inventivo. É um ano de boa participação especialmente do Paraná, com dois filmes. Dos 7 longas, um deles tem direção de um ganhador anterior da Aurora, Isaac Donato (“Not Dead”), que venceu a mostra em 2021 com “Açucena”.
Sinopse dos filmes
- “Eu Também não Gozei” é um documentário sobre uma mulher grávida num périplo em busca do pai de seu filho, enquanto passa o período de gestação sozinha. A câmera a acompanha no processo, e seu registro se dá numa construção narrativa a partir de sua aproximação e distância da personagem. A diretora Ana Carolina Marinho foi roteirista da ficção “A Mãe” (Cristiano Burlan, 2022).
- “Tubérculo” é filmado em película Super-8 e se envereda pelo cinema de invenção radical e poética para seguir um ator que deixa Lisboa para retornar à cidade natal no interior do Brasil após a morte da avó e é assombrado uma herança maldita e por seu primeiro amor. A dupla de diretores Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune exibiu um filme anterior, “O Pequeno Mal”, em 2018 no Festival de Brasília.
- “Maçãs no Escuro” mergulha na vida do dramaturgo Edson Aquino, cuja trajetória é registrada por uma equipe de documentaristas estrangeiros enquanto comemora seus 35 anos de carreira. Produzido na cidade de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, com direção de Tiago A. Neves, o filme mescla o retrato e o experimentalismo para transmitir os sentidos de seu personagem e daquilo que ele significa diante das câmeras.
- “Sofia Foi” segue o último dia de uma personagem suicida em cenas com tempos dilatados e densos que sempre contém algum tipo de acontecimento, mínimo que seja, numa trajetória derradeira de crise de identidade e angústia geracional. Com trajetória na fotografia, o diretor Pedro Geraldo estreia como diretor de longa-metragem e foi premiado no FIDMarseille, na França, em 2023, com este primeiro trabalho.
- “Not Dead” vira sua câmera para a inusitada resistência punk na Bahia e faz isso com serenidade e rigor de construção, mesclando intimidade e delicadeza na abordagem de uma crise geracional detectada na relação formal do filme com seus personagens e o tempo próprio que eles exalam. O diretor Isaac Donato venceu a Mostra Aurora em 2021 com um filme igualmente rigoroso e atento ao que filma, “Açucena”.
- “Lista de Desejos para Superagüi” documenta Marcelo, pescador de 70 anos no litoral sul que ainda não conseguiu se aposentar. Ele é um homem-farol que aponta luz para Superagüi e ilumina os desejos terrenos de seus moradores. A atmosfera do filme se aproxima do neorrealismo na densidade poética de suas imagens e abordagens. Pedro Giongo, diretor, vem de uma ampla experiência como montador, inclusive tendo sido premiado na função em 2019, por “Alice Junior”, no Festival de Brasilia.
- “EROS” é um documentário de dispositivo articulado com imagens de pessoas frequentadoras de motéis que, convidadas a se filmar durante uma noite, compartilham seus vídeos para a estruturação do filme. A diretora Rachel Daisy Ellis estreia na função depois de uma premiada trajetória como produtora, incluindo os filmes “Doméstica” (2012), “Boi Neon” (2015) e “Divino Amor” (2019), todos de Gabriel Mascaro.
Em 2024, o Júri Oficial do evento, convidado a avaliar os filmes da Mostra Aurora é formado por Affonso Uchôa, cineasta; Aline Motta, artista visual e escritora; Juliana Costa, crítica, curadora e pesquisadora; Lia Bahia, pesquisadora e professora; e Uirá dos Reis, poeta, pesquisador e cineasta.
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Novidades sobre a 3ª temporada de One Piece na Netflix
Nós já temos novidades sobre a 3ª temporada de One Piece. É isso mesmo pessoal, a Netflix deu a notícia de que Xolo Maridueña (Besouro Azul e Cobra Kai), será Portgas D. Ace. A adição do ator promete agitar ainda mais a série, que vem conquistando fãs ao redor do mundo com sua adaptação fiel e visualmente impressionante do famoso mangá de Eiichiro Oda.
Este personagem é conhecido como Punho de Fogo e foi o capitão dos Piratas Spade antes de se juntar à tripulação dos Piratas do Barba Branca, tornando-se o comandante da 2ª divisão. Ace é o filho biológico do lendário Rei dos Piratas, Gol D. Roger, e de Portgas D. Rouge. Foi criado por Monkey D. Garp e Curly Dadan, ao lado de Monkey D. Luffy e Sabo, com quem formou laços de irmandade que marcaram toda sua jornada.
Detalhes sobre a 2ª temporada de One Piece – A Série
Enquanto isso, a 2ª temporada de One Piece – A Série tem estreia marcada para 10 de março de 2026 na plataforma. Os novos episódios irão adaptar os arcos: Loguetown, Laboon, Whisky Peak, Little Garden e Ilha Drum.
A série tem no elenco: Iñaki Godoy, Emily Rudd, Mackenyu, Jacob Romero Gibson e Taz Skylar. Com a 3ª temporada já confirmada e agora com Xolo Maridueña no elenco, o live-action da Netflix segue firme como uma das adaptações de mangá mais bem-sucedidas já produzidas.
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Netflix não é mais o streaming com mais assinantes no Brasil
Você sabia que a Netflix perdeu o primeiro lugar e não é mais o streaming com mais assinantes no Brasil? Este 3º trimestre de 2025 apresentou uma virada e tanto e, segundo a JustWatch, o levantamento revela mudanças significativas, destacando a evolução das principais plataformas e tendências de consumo de conteúdo no país.
O streaming com mais assinantes no Brasil não é mais a Netflix
Pela primeira vez, o Prime Video assume a liderança do mercado brasileiro, com 21% de participação, ultrapassando a Netflix, que agora aparece com 20%, registrando uma queda de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 5 pontos na comparação anual. Enquanto isso, o Disney+ mantém-se estável com 18%, consolidando-se como uma das plataformas mais populares entre os consumidores.
A HBO Max continua sua trajetória de crescimento, alcançando 11%, o que representa um aumento de 1 ponto percentual em relação ao segundo trimestre e de 2 pontos frente ao mesmo período de 2024. Por outro lado, o Globoplay apresentou um leve recuo, registrando 9%, o que representa uma queda de 3 pontos percentuais desde o final de 2024.
Entre as plataformas menores, o Apple TV+ e o Paramount+ mantêm uma presença consistente, com 8% e 6%, respectivamente, enquanto o MUBI e outras plataformas de nicho permanecem estáveis, somando juntos 7% do público.
Comparação com o mesmo período de 2024
A comparação anual entre o terceiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025 evidencia mudanças mais expressivas. O Prime Video subiu de 20% para 21%, enquanto a Netflix registrou sua maior queda anual desde 2020, passando de 25% para 20%.
O Disney+ cresceu de 15% para 18%, e a HBO Max avançou de 9% para 11%. O Globoplay sofreu um recuo de 12% para 9%, mas ainda mantém relevância no mercado local. Apple TV+ cresceu de 7% para 8%.
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11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo: confira
A 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontecerá de 12 a 16 de novembro na Cinemateca Brasileira e de 19 a 23 de novembro no Centro Cultural São Paulo. Com uma programação composta por 17 títulos — 16 longas e um curta-metragem —, a mostra apresenta duas obras restauradas e homenageia três importantes efemérides: os 100 anos de O Encouraçado Potemkin, os 80 anos do Dia da Vitória e os 50 anos de carreira do cineasta Karen Shakhnazarov.
A sessão de abertura será dedicada justamente a Shakhnazarov, com a exibição de Devaneio de Primavera (1975), seu curta de estreia, e de Dia de Lua Cheia (1998), uma de suas obras mais poéticas e enigmáticas.
Além desses títulos, a mostra inclui O Mensageiro (1986), o filme preferido do diretor; O Assassino do Czar (1991), estrelado por Malcolm McDowell; e seu mais recente longa, No Submundo de Moscou (2023), exibido em versões dublada e legendada. Essa seleção especial oferece um panorama da trajetória de um dos nomes mais influentes do cinema russo contemporâneo.
Destaques da 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Entre os destaques da 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, também está o épico Libertação, de Yuri Ozerov, restaurado pelo Estúdio Mosfilm. A monumental série de cinco filmes retrata os momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial, da Batalha de Kursk à rendição da Alemanha nazista. Complementam a programação os longas O Caminho para Saturno e O Fim de Saturno, dirigidos por Villen Azarov e igualmente restaurados em 2025, que exploram as missões secretas da inteligência soviética infiltrada em escolas de espionagem nazista.
Fechando o circuito histórico e artístico, a mostra exibe ainda o centenário O Encouraçado Potemkin (1925), em sessão especial na tela externa da Cinemateca, além de obras raras como A Queda da Dinastia Romanov (1927), Geração de Vencedores (1936), Michurin (1948) e O Segredo da Noite Eterna (1955). Realizada pelo CPC-UMES em parceria com o Estúdio Mosfilm, e com apoio de diversas instituições culturais e governamentais, a 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo reafirma seu papel como um dos mais importantes eventos dedicados à preservação e difusão da história do cinema mundial.
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Pôster de Natal Sangrento: confira
A Diamond Films acaba de revelar o pôster de Natal Sangrento, novo longa escrito e dirigido por Mike P. Nelson. Produzido pelo mesmo estúdio responsável pelos sucessos Terrifier 2 e Terrifier 3, o filme é uma nova versão do clássico de terror de 1984 e promete conquistar tanto os fãs do original quanto uma nova geração de espectadores.
Sinopse de Natal Sangrento
Acompanhamos Billy, um homem profundamente marcado por um trauma de infância: o assassinato brutal de seus pais na véspera de Natal. Carregado por lembranças dolorosas e pela sede de vingança, ele assume a identidade de um Papai Noel assassino, iniciando uma jornada sangrenta e perturbadora em busca dos responsáveis pelo crime.
No entanto, à medida que a trama se desenrola, Billy cruza o caminho de uma jovem misteriosa, e o encontro o obriga a encarar o próprio passado e a questionar o que restou de sua humanidade. O filme mistura horror psicológico, ação e drama, recriando o espírito sombrio do original com uma estética moderna e uma atmosfera intensa, digna das mais recentes produções do gênero.
Pôster de Natal Sangrento
No elenco, teremos: Rohan Campbell, David Tomlinson e Ruby Modine em papéis-chave. Distribuído pela Diamond Films, chegará aos cinemas em 11 de dezembro.
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