Pular para o conteúdo
home » Críticas » Crítica: Wonka | Uma grata surpresa para o fim de ano nos cinemas

Crítica: Wonka | Uma grata surpresa para o fim de ano nos cinemas

curiosidades sobre Wonka

Quando soube que Wonka chegaria aos cinemas, fiquei me perguntando: ‘para quê fazer um filme desses?’. Até porque Tim Burton (Dumbo) e Johnny Depp já haviam entrado naquele universo e lançado algo que muitos amam e outros odeiam. Contudo, como o diretor Paul King (As Aventuras de Paddington) queria trabalhar com a versão mais jovem de Willy Wonka de Gene Wilder, algo de interessante poderia sair dali.

Outro ponto que me deixava preocupado é que Timothée Chalamet (Duna), ator pelo qual não tinha tanto apreço, vestiria o chapéu do maior chocolatier de todos os tempos. Mas esqueci todos esses pormenores cinco minutos após a sessão começar! Tudo porque, King sabe onde posicionar sua câmera para pegar cada detalhe daquele universo e Chalamet, ajudado por um elenco de coadjuvantes espetacular, esbanja carisma e docilidade (desculpe-me o trocadilho infame). Seu olhar e sorriso tem a ternura que um filme de fim de ano precisa!

E se o Wonka de 1971 era amalucado e cheio de maneirismos, tenham calma com as comparações, pois este, de 2023, é apenas um jovem que ainda tem sonhos, esperança, objetivos e muitas ideias a colocar em prática.

E os efeitos especiais? Essa ferramenta, assim como boa parte das canções e coreografias, ajudam as quase duas horas a passarem deliciosamente rápido (e os trocadilhos não param!).

wonka 2

Mais e mais sobre Wonka!

Mesmo que o projeto tenha um nome e o espectador acompanhe ele, o roteiro abre espaço para coadjuvantes como Calah Lane, a Noodle, Olivia Colman (sempre excepcional), Hugh Grant (genial como o Oompa-Loompa) e até Rowan Atkinson. Contudo, a repetição das mesmas piadinhas inseridas para o Chefe de Polícia (Keegan-Michael Key) é um pouco cansativa.

Temos também uma tentativa de monopólio dos três renomados donos das chocolaterias daquela região, algo que vem ocorrendo com os conglomerados pelo mundo, sejam eles do ramo do entretenimento, esportivo e etc. Ou seja, mesmo que Wonka nos convide a sonhar com um mundo magnífico, onde os doces têm ingredientes tão especiais que não prejudicam a saúde daquelas pessoas – e muito menos a nossa imaginação – há camadas mais densas por trás.

Lúdico, sincero, maravilhoso e uma obra que agradará aqueles que buscam nostalgia e a nova geração, que verá nas telonas algo diferente do que super-heróis lutando contra inimigos que querem dominar o universo. A sutileza de King é algo a ser notado!

Onde assistir Wonka?

O filme está disponível nos cinemas de todo Brasil.

Sinopse de Wonka

Um jovem Willy Wonka embarca numa missão para espalhar a alegria através do chocolate. Mas descobre que há pessoas que não deixarão que seu sonho se realize tão facilmente.

Nota Cinema e Séries: ★★★★½

Título Original: Wonka
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos)
Dir: Paul King

Elenco: Timothée Chalamet, Calah Lane, Keegan-Michael Key, Olivia Colman, Rowan Atkinson, Hugh Grant, Sally Hawkins

Título Original: Leave the World Behind
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos)
Dir: Sam Esmail

Elenco: Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke, Myha’la, Farrah Mackenzie, Charlis Evans, Kevin Bacon

Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries

Você não pode copiar o conteúdo desta página