Aumento de 580% nas vendas de ingressos para filmes nacionais
Houve um aumento em 580% das vendas de ingressos para filmes nacionais ou produzidos no Brasil. Os dados são da Ingresso.com, entre 2023 e 2024. Sucessos como Mussum, O Filmis, Nosso Sonho, Minha Irmã e Eu e Mamonas Assassinas brilharam no ano de seus lançamentos, mas foi em 2024 que os filmes brasileiros conquistaram novas marcas de bilheteira. Lançamentos como Nosso Lar 2: Os Mensageiros, O Auto da Compadecida 2 e o premiado Ainda Estou Aqui consolidaram o crescimento, justificando o aumento significativo nas vendas.
Este último foi dirigido por Walter Salles, sendo o quinto mais vendido de 2024 na plataforma Ingresso.com, um feito histórico para o cinema nacional. Pela primeira vez no período pós-pandemia, um longa-metragem brasileiro alcançou uma posição tão alta no ranking de uma das maiores tiqueteiras do país.
Vendas de ingressos para filmes nacionais deve seguir em alta em 2025
Os números de janeiro de 2025 reforçam a tendência positiva para o cinema brasileiro, com os resultados de vendas de ingressos já superando todo o acumulado de 2023, sendo dados do mesmo site citado acima.
Até o momento, houve um aumento de 136% nas vendas de ingressos para produções nacionais, comparando o total de 2023 com as primeiras semanas de janeiro de 2025. O sucesso continua em 2025, com O Auto da Compadecida 2 ocupando o segundo lugar no ranking de filmes mais vendidos do ano, enquanto Ainda Estou Aqui segue firme em quinto lugar.