Um Corpo que Cai na Semana Alfred Hitchcock
Críticas Trailers

Um Corpo que Cai na Semana Alfred Hitchcock

um corpo que cai

SEMANA ALFRED HITCHCOCK

Um Corpo que Cai‘ foi eleito em 2012 pela revista Sight&Sound como o maior filme de todos os tempos e tem as qualidades para isso. É até engraçado se pensarmos que na época de seu lançamento, em 1958, não obteve boas críticas e foi deixado de lado pelos espectadores.

Em questões estéticas o projeto é um primor, principalmente porque Alfred Hitchcock cria diversas sensações para seu protagonista, ampliando a sensação não só de vertigem (título original do longa, que foi porcamente traduzido aqui no país), mas também de medo, confusão e delírio – aquele terço final e a utilização das escadas, demonstra isso de todas as maneiras possíveis.

O diretor sempre foi detalhista ao extremo e este excesso é capturado em cada frame, pois quase nada ali é colocado gratuitamente, sem contar que a esperteza dele em deixar o espectador um passo à frente do detetive Scottie já foi refeita outras centenas de vezes no cinema hollywoodiano, mas nunca com o mesmo primor.

James Stewart e Kim Novak tem química impressionante e interpretações sutis, onde os olhares dizem mais que as palavras e na hora da ação propriamente dita, é categórico e elegante.

Um Corpo que Cai
Montagem por: Marcus Roberto Souza Moura

Scottie é um detetive aposentado que tem medo de altura e é incumbido de vigiar uma mulher com tendências suicidas, até que algo de muito misterioso acontece, fazendo ele passar por cima de seus medos e traumas para dar um desfecho para o caso.

Diferentemente de ‘Topázio’, postado ontem aqui no site, ‘Um Corpo que Cai’ tem todos os requisitos de um diretor que estava no auge e mesmo contando com experimentações técnicas, só peca em não dar ao espectador um tom mais amplo da vertigem do personagem, fora isso, é uma obra prima que merece ser revisitada sempre.

Título Original: Vertigo
Ano Lançamento: 1958 (Estados Unidos)
Dir: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones

ORÇAMENTO: 2,5 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0

Por Éder de Oliveira

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ Toa na NetUêba - Os Melhores Links