TIM MAIA

tim maia

Me lembro como se fosse hoje, quando meu pai colocava aquele disco de vinil na sonata e eu, com meus nove ou dez anos, ficava escutando aquela voz potente de um tal de Tim Maia. As batidas cheias de swing e as letras sempre intensas e inesquecíveis jamais saíram de minha cabeça. O disco em questão levava o nome deste genial cantor e compositor e havia sido lançado em 1986.

Como forma de agradecimento ao meu pai, fiz questão de convidá-lo a assistir comigo ao filme ‘Tim Maia’, tirado do livro de Nelson Motta ‘Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia’ e dirigido por um maduro Mauro Lima. Foram quase duas horas maravilhosas, não só por conta da sensação nostálgica daqueles dias, mas também pela seriedade do roteiro e da entrega sem igual, principalmente de Babu Santana, interprete de Tim na segunda fase de sua vida.

O primeiro ato é um tanto burocrático e quadrado, como se Mauro Lima ainda estivesse tentando entender qual seria o melhor caminho para seu projeto, mas nada disso prejudica o bom andamento da trama.

A história de Tim se confunde com a própria história da música popular brasileira e por isso têm espaço personagens como Roberto Carlos (George Sauma, um pouco afetado), Erasmo Carlos (Tito Naville) e tantos outros. Ainda há espaço para o primeiro contato com a música black e a cultura norte-americana, suas sandices incontroláveis, suas faltas nos shows, a fase ‘religioso’ e seus amores.

Esta cinebiografia conta desde o início da vida de Sebastião Rodrigues Maia ou Tião Marmita na Tijuca, passando por sua ida conturbada aos Estados Unidos, até seu sucesso arrebatador, já com o nome artístico de Tim Maia.

Ao subirem os créditos me senti bem. Senti que presenteei e fui presenteado pelos deuses ou pelo destino ou por quem quer que seja. As lágrimas que escorriam durante certos momentos na sessão, era por conseguir entender perfeitamente o que meu pai sentia e esta ligação tão íntima acontece poucas vezes em nossas vidas e por isso mesmo, devemos aproveitá-la com a máxima intensidade quando ela aparece.

Título Original: Tim Maia
Ano Lançamento: 2014 (Brasil)
Dir: Mauro Lima
Elenco: Robson Nunes, Babu Santana, Alinne Moraes, Cauã Reymond, Valdineia Soriano, George Sauma, Tito Naville

ORÇAMENTO: —
NOTA: 9,0

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net