Talvez esta tenha sido uma das mais difíceis listas que já fiz para o Cinema e Pipoca e por conta disso resolvi dividi-la em duas partes. Então, simbora falar sobre os 10 Filmes mais Marcantes da Sessão da Tarde (Parte I). Se você viveu nesta época, com certeza assistiu a todas estas pérolas! Se sentir falta de algum título é só deixar nos comentários!
– A Lagoa Azul (1980)
Como fazer uma lista dessas e não ter ‘A Lagoa Azul’ nela? Posso estar enganado, mas acredito que tenha sido o filme mais reprisado de todos na Sessão da Tarde e mesmo tendo uma história clichê, é razoavelmente cativante. A fotografia é maravilhosa e Brook Shields era linda. Quem nunca esbarrou nesta obra enquanto zapeava os canais que atire a primeira pedra.
– Loucademia de Polícia (1984)
Ao todo a franquia tem 7 filmes, mas é no primeiro que o escracho surgiu com mais naturalidade. Cadete Mahoney, Cadete Moses e o Comandante Lassard eram alguns dos amalucados e estúpidos policiais.
– Os Goonies (1985)
Com roteiro de Steven Spielberg e Chris Columbus e direção de Richard Donner, ‘Os Goonies’ é uma aventura juvenil com mapas, armadilhas, piratas e tesouros. Quem não se lembra de Sloth e sua famosa fala: ‘Chocolate’ ou mesmo de Willy Caolho. A sensação de nostalgia, sempre que revejo este clássico só aumenta e o nó na garganta fica cada vez mais difícil de segurar.
– Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Bueller… Bueller… Bueller…
Quem nunca sonhou em ter um dia de Ferris Bueller e matar aula para fazer nada?! Um clássico do mestre John Hughes, com uma trilha sonora perfeita e uma entrega genial de Matthew Broderick, no melhor trabalho de sua carreira sem sombra de dúvidas.
– Conta Comigo (1986)
Como se esquecer do quarteto formado por Gordie Lachance, Chris Chambers, Teddy Duchamp e Vern? ‘Conta Comigo’ tem uma generosidade nos diálogos e nas tomadas que já não existe mais em Hollywood. Tirado do conto ‘The Body’ de Stephen King, Rob Reiner leva o espectador para descobertas fascinantes, nunca deixando de lado a questão da inocência juvenil. Obra prima.
– Quero ser Grande (1988)
Uma premissa manjada hoje em dia, mas que deu muito certo em ‘Quero ser Grande’. Um garotinho pede para ser adulto e quando acorda está na pele de Tom Hanks. O astro dá um show de interpretação e sequências como a dança no piano gigante cativam e nos emocionam ainda hoje.
– Querida – Encolhi as Crianças (1989)
Rick Moranis tem uma cara engraçada e ser escolhido como cientista maluco lhe caiu como uma luva. Os efeitos especiais são datados hoje em dia, mas para a época era interessante e nada ficava devendo a outros blockbusters. Foi o primeiro projeto dirigido por Joe Johnston, que faria ‘Jumanji’ e ‘Capitão América – O Primeiro Vingador’.
– Edward – Mãos de Tesoura (1990)
Um conto de fadas com um personagem esquisito e uma direção primorosa. A dobradinha entre Tim Burton e Johnny Depp teve seu ápice em ‘Edward – Mãos de Tesoura’ – pena que essa química já não funcione tão bem -, ajudado também pelo roteiro que ironiza a sociedade consumista, gananciosa e que só olha o próprio umbigo.
– Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)
Outra produção que emocionou meio mundo quando foi lançado nos cinemas, ‘Ghost – Do Outro Lado da Vida’ é um daqueles filmes que, de tanto ser reprisado já encheu o saco. Patrick Swayze e Demi Moore estão apaixonantes e o roteiro, que flerta com a questão do espiritismo, é mostrado de maneira interessante. Porém, é Whoopi Goldberg que rouba a cena.
– Esqueceram de Mim (1990)
Na época em que Macaulay Culkin era um garotinho inocente e ninguém ficava brigando pela fortuna do coitado, ele protagonizou o delicioso ‘Esqueceram de Mim’. Chris Columbus era outro diretor que sabia dialogar com a garotada e mesclou aspectos como valor da esperança, amizade e da família, sem contar o espírito natalino. Ganhou mais três sequências bem inferiores.
E aí, gostou da lista dos 10 Filmes mais Marcantes da Sessão da Tarde (Parte I)? Aguarde que a parte II chegará em breve!