Seriado

Série Quebra de Juramento estreia hoje (08) no Globoplay

O Globoplay estreia hoje (08) a série Quebra de Juramento – um médico no banco dos réus, produção documental do Jornalismo da Globo que investiga um dos maiores escândalos criminais da medicina brasileira.

A obra acompanha os bastidores da apuração contra o cirurgião João Couto Neto, que responde a mais de cem inquéritos policiais e é suspeito de ter provocado a morte de ao menos 40 pacientes, além de causar lesões corporais em outros 108, no Rio Grande do Sul.

Episódios da série Quebra de Juramento – um médico no banco dos réus

Dividida em três episódios, o projeto reconstrói a trajetória de Couto Neto, antes visto como um médico renomado e popular nas redes sociais. Especialista em cirurgias por videolaparoscopia, ele atuava principalmente em procedimentos de hérnia, vesícula e endometriose, e afirmava ter realizado mais de 25 mil cirurgias ao longo de 19 anos de carreira, tornando-se um dos profissionais mais requisitados da região do Vale dos Sinos.

Segundo a Polícia Civil, que iniciou as investigações em 2022, o cirurgião teria abandonado princípios técnicos e éticos para maximizar lucros, adotando uma rotina descrita como “linha de produção” em hospitais privados. A apuração aponta práticas sistemáticas de risco, negligência no pós-operatório e condutas consideradas antiéticas.

Além disso, há depoimentos exclusivos de familiares de supostas vítimas, pacientes, autoridades policiais, membros do Ministério Público, advogados e especialistas da área médica, além de áudios, mensagens e declarações do próprio médico à polícia.

Manifestação de ex-pacientes e familiares de supostas vítimas contra o médico João Couto Neto. | Série Quebra de Juramento
Manifestação de ex-pacientes e familiares de supostas vítimas contra o médico João Couto Neto. | Série Quebra de Juramento – Créditos: Globo/ Divulgação

Debate ético na medicina e a mercantilização da saúde

Além de detalhar o caso criminal, a série amplia o debate sobre ética médica, mercantilização da saúde e os desafios para responsabilizar profissionais e instituições no Brasil. Com direção e roteiro de Thiago Guimarães, produção executiva de Clarissa Cavalcanti e fotografia de Adriano Ferreira, “Quebra de Juramento – um médico no banco dos réus” busca apresentar um retrato objetivo das investigações em andamento, contextualizando o caso dentro de problemas estruturais mais amplos que afetam a segurança do paciente e a relação médico-paciente no país.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net