
A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (08), os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer à indicação ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão final será revelada no dia 15 de setembro, quando a comissão de seleção escolherá qual título representará oficialmente o Brasil na corrida pela estatueta mais cobiçada do cinema mundial.
Quais os filmes nacionais que podem concorrer à indicação ao Oscar 2026
Os filmes que integram a lista são: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Ao todo, 16 longas foram inscritos, mas apenas esses seis seguem na disputa. Os nomes que compõem a comissão de seleção serão divulgados também no dia 15 de setembro.
Detalhes sobre os filmes finalistas
- Baby aborda a trajetória de um jovem recém-saído de um centro de detenção que encontra paixão e conflitos nas ruas de São Paulo.
- Kasa Branca retrata a vida de um adolescente da Chatuba (RJ) que busca aproveitar os últimos dias de sua avó com Alzheimer.
- Em Manas, a história de uma menina da Ilha do Marajó expõe as engrenagens abusivas que marcam a vida de mulheres em sua comunidade.
- O Agente Secreto é um thriller de Kleber Mendonça Filho ambientado no Recife de 1977
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro, mistura distopia e crítica social na Amazônia e;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, que mergulha no sertão goiano para retratar as fragilidades masculinas em meio à violência.





