Tirado de uma produção teatral de 2005, Rock of Ages pode funcionar nos palcos, mas ao leva-lo às telonas, transforma-se numa galhofada colossal, com uma linguagem muito mais pop – como se estivéssemos assistindo um episódio de duas horas de Glee –, que apenas resvala no rock’n roll.
O musical começa de maneira primária, com uma apresentação tão rasa dos personagens principais, que fará o espectador sentir vergonha alheia e o mais incrível é que o diretor Adam Sharkman (Hairspray) mantém isso até o desfecho. Talvez o melhor em cena seja mesmo Tom Cruise (Missão Impossível – Protocolo Fantasma), que transforma Stacee Jaxx num estereótipo dos rock stars dos anos 70 e 80, com maior influência para os maneirismos de Axl Rose, vocalista da banda Guns N’ Roses.
É notável perceber também o quanto a maioria das músicas e coreografias são desconexas e sem contexto, assim como a fotografia, tão limpa e sem o espírito ‘sujão’ – no bom sentido da palavra, obviamente – que acompanha o rock, desde o início dos tempos. Alec Baldwin (Os Infiltrados), Catherine Zeta Jones (Armadilha), Paul Giamatti (Tudo pelo Poder), são nomes fortes da indústria, mas que estão completamente deslocados e sem função.
Sherrie e Drew acabam se conhecendo por acaso e se apaixonam, os dois sonham em cantar e se apresentarem para grandes plateias, porém o caminho será árduo. Estamos nos anos 80, em um período que o rock está em alta e as estrelas tendem a mostrar suas esquisitices.
Diego Bonetta (ex-participante de Rebeldes) e Juliane Hough (Burlesque) tem rostos tão angelicais que não existe a possibilidade dos verdadeiros fãs dessa vertente musical sentirem que foram realmente homenageados. Talvez a grandiosidade do espetáculo teatral esconda falhas de segmentação, mas no cinema, fica difícil não bocejar ante a um produto tão precário e desprovido de inteligência.
Título Original: Rock of Ages
Ano Lançamento: 2012 (Brasil)
Dir: Adam Shankman
Elenco: Tom Cruise, Malin Akerman, Alec Baldwin, Mary J. Blige, Julianne Hough, Bryan Cranston, Catherine Zeta-Jones, Paul Giamatti, Russell Brand
NOTA: 3,0
ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares