ROBOCOP
Críticas

ROBOCOP

robocop2014

Tenho a obrigação de começar a crítica deste remake de ‘Robocop’ pedindo desculpas para o diretor José Padilha, já que desde os primeiros trailers, pôsteres e artes conceituais, senti minhas expectativas se esvaírem por culpa da minha nostalgia enraizada e do meu lado ‘fan boy’ chato.

Mas também li muitos comentários dizendo que esta repaginação consegue ser melhor que o filme de Paul Verhoeven e aí já digo: ‘muita calma nessa hora pessoal’. O humor negro, o cinismo e a violência encontrados no original são muito melhores, mesmo que Padilha mostre elementos gore e trash – como quando Alex se vê no laboratório pela primeira vez depois de transformar-se em ciborg.

O futuro, apesar de pessimista, é caótico do jeito que Hollywood gosta, ou seja, organizado demais para o propósito inicial, mas o design da armadura e os motivos para que seja preta são críveis. A primeira cena dos drones caminhando entre as casas e prédios de Teerã é incrível e o clima de tensão gerados ali, nos fazem lembrar ‘Tropa de Elite’.

É óbvio que Peter Weller funcionava melhor, mesmo que Joel Kinnaman (A Hora da Escuridão) se esforce nos trejeitos, mas é Gary Oldman (Batman – O Cavaleiro das Trevas), Samuel L. Jackson (Os Vingadores) e até Michael Keaton (Batman – O Retorno) que dão maior naturalidade àquele universo.

Ao contrário do verdadeiramente robótico personagem original, este aqui dá saltos, corre muito e na maior parte das vezes convence na hora da ação, ao contrário do que ocorre com a relação mal explorada com sua família.
Mesmo dizendo que teve muita liberdade e contrariando seu amigo Fernando Meirelles, notamos que o filme é muito mais do estúdio do que do diretor. É o tal do ‘falso livre arbítrio’, comentado no próprio roteiro deste ‘Robocop’.

Sinopse de Robocop

Num futuro próximo, a segurança em quase todos os países é feita por drones e robôs. O governo norte-americano é contra, mas a empresa criadora das máquinas decide tentar inseri-la naquele mercado. Após o atentando que fere gravemente o policial Alex Murphy, o dono da companhia vê a oportunidade de criar um andróide, com a consciência humana.

Título Original: Robocop
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: José Padilha
Elenco: Joel Kinnaman, Gary Oldman, Samuel L. Jackson, Abbie Cornish, Jay Baruchel, Jackie Earle Haley, Michael Keaton, Michael K. Williams

ORÇAMENTO: 170 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página