Renaissance, scifi francesa de muito bom gosto!

renaissance topo

Entre as décadas de 40 e 50, o gênero noir tomou conta do cinemas de todo mundo. Contava com seus policiais durões e garotas que eram femme fatales, além de muita chuva e conspirações a serem descobertas e reveladas. O tempo passou, estes roteiros foram quase esquecidos e hoje em dia, projetos como Sin City e este Renaissance, por exemplo, que tentam trazer tais elementos de volta.

Ao contrário do projeto de Robert Rodriguez e Frank Miller, a animação francesa é uma ficção cientifica pesada, levando o espectador a uma sociedade distópica onde as drogas sintéticas são uma realidade – bem aos moldes dos contos de Philip K. Dick. Para criar aquele universo, o diretor Christian Volckman utilizou a captura de movimentos e conseguiu maior fluidez para seus personagens, além de uma fotografia em preto e branco que atenua ainda mais a degradação da Paris de 2053.

A lentidão do roteiro no segundo ato é proposital, pois acaba respondendo questões importantes da trama e lançando outras ainda mais intrigantes. O personagem principal é Karas, que ganha a voz de Daniel Craig, e parece levar o peso do mundo em suas costas, ainda mais quando percebe todas as ramificações e perigos que sua busca pode levar.

Renaissance
Pôster do filme

Não é um filme para todos, mas dê uma chance e note uma luz no fim do túnel para este sub-gênero, que merecia uma renovação a altura. Renaissance só foi lançado em home vídeo por aqui e é uma pena, pois ver o projeto em tela grande seria uma experiência e tanto.

Sinopse de Renaissance

Bislane é uma bela mulher de 27 anos vinda do Leste Europeu, que encontra sua irmã Ilona, uma brilhante geneticista, em um bar. Depois de Ilona ser sequestrada, o inconstante policial Karas pega o caso, mas ele está mais ocupado em tentar desvendar outro sequestro que chamou bastante a atenção da população.

Título Original: Renaissance
Ano Lançamento: 2006 (França/Luxemburgo/Reino Unido)

Dir: Christian Volckman
Vozes: Daniel Craig, Catherine McCormack, Jonathan Pryce, Ian Holm, Kevork Malikyan, Crystal Shepherd-Cross

ORÇAMENTO: 14 Milhões de Euros
NOTA: 8,0

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net