Se for um puritano cristão irá se ofender com ‘Religulous’, documentário extremamente ácido e perspicaz do diretor Larry Charles (‘Brüno’), mas deveria ser obrigatório aos pastores que furtam descaradamente dos fiéis, prometendo ‘um pedacinho do Reino de Deus’. A nota não é maior porque o sensacionalismo gratuito toma conta de várias sequências e há fatos contraditórios no meio dos 100 minutos de projeção.
O roteiro não perdoa nenhuma religião e assim como em ‘Borat’, percebemos o quanto as pessoas são intolerantes em relação a opiniões controversas – ou será que em 2000 anos de história, a Bíblia nunca teve nenhuma linha alterada pelas mãos humanas?
A edição é soberba, cria momentos icônicos – os atentados terroristas que sobrepõem diálogos pacifistas são sensacionais – e a trilha sonora ultra-pop, com letras anestesiantes, revelam um diretor moderno e que sabe bater de frente com questões vitais para a sociedade.
Certamente ‘Rrligulous’ não irá desconstruir uma figura tão mítica e ancestral quanto a de Cristo e seus familiares, mas revela pontos obscuros do Livro Sagrado. O roteiro não esquece nem a Cientologia e faz desta cena uma das mais criativas do longa metragem.
Há entrevistas com senadores norte-americanos, judeus descrentes pelo estado de Israel, muçulmanos gays, além de chamar de ‘tosco’ o milagre que ouve de um fiel e visita a “Disneylandia” cristã – um parque temático construído especificamente para recriar as construções e vilarejos da época. Outro ponto crucial é a estrondosa atividade econômica vista em prédios do Vaticano, em templos protestantes e etc.
E já que uma imagem vale mais que mil palavras, deixo vocês com este pôster do filme! Confira, sem medo de se transformar num ateu.
NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: —
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* Para você, é válida a prática de fé, religiosidade e crença? E qual a diferença entre fé e fanatismo ?
10 Comments