Programação do Ciclo Vladimir Carvalho no MIS Campinas

Ciclo Vladimir Carvalho

O Museu da Imagem e do Som de Campinas preparou a programação do Ciclo Vladimir Carvalho para a última semana de janeiro de 2025. O objetivo é homenagear a obra e a memória do cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, falecido em outubro de 2024 aos 89 anos.

Através de sua extensa e relevante filmografia, Carvalho dedicou sua vida ao estudo do Brasil e do povo brasileiro, abordando suas belezas, contradições e mazelas. Este ciclo, que será realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro, promete trazer à tona algumas das suas obras mais significativas e tocantes.

Ciclo Vladimir Carvalho
Ciclo Vladimir Carvalho

Programação do Ciclo Vladimir Carvalho

Ao longo de quatro dias, o público poderá conferir uma seleção de três longas-metragens e quatro curtas-metragens da carreira de Vladimir Carvalho, sempre às 19h30 na Sala Glauber Rocha do MIS Campinas. A programação começa no dia 28 com Rock Brasília – Era de Ouro, um dos filmes mais famosos de Vladimir. A produção faz um retrato das bandas de rock que definiram a cena cultural de Brasília nos anos 80, como Legião Urbana e Capital Inicial, e que ficaram eternizadas na história da música brasileira.

No dia seguinte, 29 de janeiro, o ciclo exibe Conterrâneos Velhos de Guerra, documentário de 1992 que retrata a dura realidade dos trabalhadores nordestinos que ajudaram a construir Brasília, sofrendo abusos e humilhações ao longo do processo. Esse trabalho é uma crítica contundente sobre as desigualdades sociais e as dificuldades enfrentadas por essas pessoas, e permanece atual até os dias de hoje. Na mesma data, será a vez de O País de São Saruê, talvez o filme mais cultuado de Vladimir Carvalho. Este documentário, que explora a vida de lavradores e garimpeiros no oeste da Paraíba, revela um cotidiano de exploração e miséria que marcou a região.

Para encerrar o ciclo na sexta-feira, 31 de janeiro, serão apresentados quatro curtas-metragens: A Pedra do Reino, A Bolandeira, Incelência para um Trem de Ferro e Os Romeiros da Guia. Esses filmes, que abordam aspectos históricos e sociais do Nordeste brasileiro, são exemplos da sensibilidade poética característica da obra de Vladimir Carvalho.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net