Desde os primeiros trailers de Predadores Assassinos, pudemos notar a intenção do diretor Alexandre Aja (de Espelhos do Medo) e do produtor Sam Raimi (de Homem Aranha). Ou seja, era fazer um filme de monstros com um pé na realidade, com suspense, medo e diversão para os espectadores. Mas o fato é que isso já foi repetido tantas vezes nas telonas que a chance de dar errado era grande.
Digo ‘era’, porque tudo aqui funciona muito bem. São 87 minutos que te levam a uma luta brutal pela sobrevivência (primeiro por conta do furacão e depois pelos jacarés). Existe uma violência crua – uma cena no terço final que você vai se segurar na poltrona -, efeitos especiais muito pontuais e ótimos efeitos práticos.
O roteiro não se perde com firulas. Tudo o que precisamos saber está em pouco mais de 15 minutos, para depois se focar no suspense, propriamente dito.
É verdade que há certas facilitações em momentos específicos, mas você já estará tão imerso em Predadores Assassinos que isso passará despercebido. Aliás, Kaya Scodelario e Barry Pepper tem boa química entre si e uma energia que te fará torcer com todas as forças por eles. Já o drama que se desenvolve, aproxima ainda mais o público dos personagens.
Tratar de filmar em ambientes tão fechados não é para qualquer um. E Aja trás isso como um fator fundamental, trabalhando os ângulos de câmera, a escuridão e as sombras com imprevisibilidade.
Quando os créditos finais subiram me senti ofegante, como se eu mesmo estivesse lutando por minha sobrevivência. E feliz, pois se há pouco me decepcionei absurdamente com Rambo – Até o Fim, fui surpreendido positivamente com este, que pode ser considerado uma das obras mais eficazes de 2019!
Sinopse de Predadores Assassinos
Um enorme furacão atinge a Flórida. Mas Haley ignora as ordens de evacuação e vai em busca de seu pai desaparecido. Ela o encontra muito ferido e os dois ficam presos na inundação. Enquanto o tempo passa, Haley e seu pai descobrem que o aumento do nível da água é o menor dos seus problemas.
Título Original: Crawl
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos)
Dir: Alexandre Aja
Elenco:Kaya Scodelario e Barry Pepper
ORÇAMENTO: 13 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0