Certa vez tive uma boa discussão com um grande amigo meu, ele defendendo seu pensamento de que dentro da Instituição Católica não existe politicagem e eu pontuando o contrário, por achar sua visão um tanto romantizada e inocente, já que desde os tempos mais remotos os bispos, cardeais, padres e etc., jogam lado a lado com governantes ou com a mídia, seja para o bem ou para o mal.
POR TRÁS DA FÉ tem um enredo extremamente corajoso, pois trás à tona o grave problema de pedofilia dentro da Igreja, mas falha em colocar o fraquíssimo e inexpressivo DANIEL BALDWIN (HERÓI POR ACIDENTE) como protagonista, aliás não fosse CHRISTOPHER PLUMMER (TODA FORMA DE AMOR), ELLEN BURSTYN (REQUIÉM PARA UM SONHO) e WAYNE BEST (ALTA VELOCIDADE), o elenco seria um total fracasso.
Verificamos aqui, uma estrutura velha e pouco participativa – ou será que se o Cardeal Law fosse mais presente, não evitaria todo aquele constrangimento para aquelas pessoas? -, que se diz contra o homossexualismo, mas tende a ‘jogar para debaixo do tapete’ atrocidades muito piores.
O bom do roteiro é mostrar ao espectador que nem a Instituição e muito menos o advogado dos abusados são vilões ou mocinhos, porém a falta de um diretor mais experiente – Clint Eastwood tornaria este filme épico, uma pena que sua criação religiosa vá contra esses princípios – é sentida, já que DAN CURTIS e seus closes forçados podem incomodar às vezes.
Alguns anos atrás, o Cardeal Law transferiu alguns padres de paróquias, pois tinham sido acusados de molestar diversas crianças e o caso caiu no esquecimento.
Mas o assunto volta a ser debatido e com a entrada da mídia, a Igreja se vê obrigada a tomar sérias providências, pois seu alicerce parece fragilizado.
“Se um padre pode fazer isso com crianças, tudo pode acontecer”
Os traumas severos nas vítimas são questionados e debatidos com muita veemência e os 130 minutos de projeção me mantiveram bem inserido na trama. Uma boa dica, para se ver com a mente aberta e questionar tal disparidade que ocorre bem debaixo ‘do nariz’ do Vaticano.
Título Original: Our Fathers
Ano Lançamento: 2005 (EUA)
Dir: Dan Curtis
Elenco: Ted Danson, Christopher Plummer, Brian Dennehy, Daniel Baldwin, Ellen Burstyn, Kenneth Welsh, Will Lyman, Wayne Best, Colin Fox
ORÇAMENTO: —