Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom?

Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom

Fui assistir a um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos e, portanto, dá para responder a seguinte questão: Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom? Sim e não. A princípio, o projeto teria Chadwick Boseman como protagonista, mas teve uma reviravolta triste com a morte do ator. Sendo assim, o roteiro foi todo remodelado e a gente sente isso.

Como já era explicitado nos trailers, a dor e o luto estão presentes por aqui. O grande problema é que Angela Bassett (Ramonda), bem como Letitia Wright (Shuri) exageram no tom, que deveria ser equilibrado pelo diretor Ryan Coogler. Coogler, aliás, aposta em frases de efeito e falas gritantes para demonstrar tudo isso. Ele mesmo já havia criado algo equilibrado e que dava conta do recado em Creed: Nascido para Lutar.

É bem verdade que o figurino, a força excepcional do elenco feminino e todos os conceitos tecnológicos atrelados à cultura wakandana permanecem. Contudo, quando o foco sai de lá e vai para os Estados Unidos, é tedioso e pouco soma à trama. Resumidamente, há boas intenções, finalizadas sem o esmero de um Homem Aranha: Sem Volta para Casa.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre tem Namor e mais!

Outros dois problemas foram:

  1. com a chegada de Coração de Ferro, vivida por Dominique Thorne, tudo precisa ser muito explicado (quase mastigado) para o espectador. E isso me tirou, por diversas vezes, da imersão;
  2. em seguida, Nakia, vivida por Lupita Nyong’o, entra em Talocan numa facilidade inacreditável.

Mas, em contrapartida, temos Namor (feito pelo ótimo Tenoch Huerta)!

Sempre que o vilão surge o projeto cresce e, nesses trechos, podemos dizer que Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom! Sua ancestralidade (que é modificada se comparada com as HQs), o debate sobre a invasão espanhola, bem como a escravização das raça, formam um mutante (olha a palavra mágica aí!) que tem muitas razões plausíveis para estar em batalha.

Questões técnicas

A duração excessiva, de 160 minutos, prova que alguns arcos não precisavam existir. Sem contar as questões técnicas como CGi, que não faz jus aos filmes anteriores do MCU (pensemos que o longa tem o orçamento aproximado de 250 milhões) e a fotografia, que é escura demais principalmente debaixo d’água. Ah! E não dá para esquecer que a batalha final é anticlimática.

Ao contrário do vibranium, Pantera Negra: Wakanda para Sempre não é tão poderoso ou raro como se previa. Mas, mesmo assim, saiba que Boseman teve um fechamento de seu legado respeitado e bastante simbólico.

pantera negra wakanda forever

Sinopse Pantera Negra: Wakanda para Sempre

A rainha Ramonda, Shuri, M’Baku, Okoye e Dora Milaje lutam para proteger sua nação das potências mundiais após a morte do rei T’Challa. Mas algo maior chega das profundezas do oceano, seu nome: Namor!

Nota Cinema e Pipoca: ★★½

Título Original: Black Panther: Wakanda Forever
Ano Lançamento: 2022 (Estados Unidos)
Dir: Ryan Coogler
Elenco: Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Winston Duke, Angela Bassett, Tenoch Huerta, Martin Freeman, Dominique Thorne

ORÇAMENTO: 250 Milhões de Dólares

Trailer do filme

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net