Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom?
Críticas

Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom?

Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom

Fui assistir a um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos e, portanto, dá para responder a seguinte questão: Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom? Sim e não. A princípio, o projeto teria Chadwick Boseman como protagonista, mas teve uma reviravolta triste com a morte do ator. Sendo assim, o roteiro foi todo remodelado e a gente sente isso.

Como já era explicitado nos trailers, a dor e o luto estão presentes por aqui. O grande problema é que Angela Bassett (Ramonda), bem como Letitia Wright (Shuri) exageram no tom, que deveria ser equilibrado pelo diretor Ryan Coogler. Coogler, aliás, aposta em frases de efeito e falas gritantes para demonstrar tudo isso. Ele mesmo já havia criado algo equilibrado e que dava conta do recado em Creed: Nascido para Lutar.

É bem verdade que o figurino, a força excepcional do elenco feminino e todos os conceitos tecnológicos atrelados à cultura wakandana permanecem. Contudo, quando o foco sai de lá e vai para os Estados Unidos, é tedioso e pouco soma à trama. Resumidamente, há boas intenções, finalizadas sem o esmero de um Homem Aranha: Sem Volta para Casa.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre tem Namor e mais!

Outros dois problemas foram:

  1. com a chegada de Coração de Ferro, vivida por Dominique Thorne, tudo precisa ser muito explicado (quase mastigado) para o espectador. E isso me tirou, por diversas vezes, da imersão;
  2. em seguida, Nakia, vivida por Lupita Nyong’o, entra em Talocan numa facilidade inacreditável.

Mas, em contrapartida, temos Namor (feito pelo ótimo Tenoch Huerta)!

Sempre que o vilão surge o projeto cresce e, nesses trechos, podemos dizer que Pantera Negra: Wakanda para Sempre é bom! Sua ancestralidade (que é modificada se comparada com as HQs), o debate sobre a invasão espanhola, bem como a escravização das raça, formam um mutante (olha a palavra mágica aí!) que tem muitas razões plausíveis para estar em batalha.

Questões técnicas

A duração excessiva, de 160 minutos, prova que alguns arcos não precisavam existir. Sem contar as questões técnicas como CGi, que não faz jus aos filmes anteriores do MCU (pensemos que o longa tem o orçamento aproximado de 250 milhões) e a fotografia, que é escura demais principalmente debaixo d’água. Ah! E não dá para esquecer que a batalha final é anticlimática.

Ao contrário do vibranium, Pantera Negra: Wakanda para Sempre não é tão poderoso ou raro como se previa. Mas, mesmo assim, saiba que Boseman teve um fechamento de seu legado respeitado e bastante simbólico.

pantera negra wakanda forever

Sinopse Pantera Negra: Wakanda para Sempre

A rainha Ramonda, Shuri, M’Baku, Okoye e Dora Milaje lutam para proteger sua nação das potências mundiais após a morte do rei T’Challa. Mas algo maior chega das profundezas do oceano, seu nome: Namor!

Nota Cinema e Pipoca: ★★½

Título Original:Black Panther: Wakanda Forever
Ano Lançamento:2022 (Estados Unidos)
Dir:Ryan Coogler
Elenco:Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Winston Duke, Angela Bassett, Tenoch Huerta, Martin Freeman, Dominique Thorne

ORÇAMENTO: 250 Milhões de Dólares

Trailer do filme

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página