OS PÁSSAROS
Ver obras de suspense do quilate de ‘Os Pássaros’ só me faz questionar o quanto o gênero está defasado ultimamente, pois os diretores dão mais atenção ao horror bruto, com esquartejamentos e mutilações, do que, propriamente, à tensão. O uso do som em diversas situações em ‘Os Pássaros’ perturba muito mais do que os litros de sangue jorrando em seu televisor – quando a protagonista sobe as escadas da casa escura e ouvimos apenas as asas dos pássaros batendo, sentimos na pele um temor intenso.
Alfred Hitchcock nos prepara para o que está por vir já nos créditos iniciais, onde vários pássaros passeiam desgovernados em segundo plano, enquanto o nome dos envolvidos é apresentado. Muitos poderão me apedrejar por este comentário mas, ao menos aqui, vemos muito mais o ofício de ‘mestre do suspense’ de Hitchcock, do que o de diretor de atores, que cá entre nós poderiam estar melhores. A começar pela protagonista Tippi Hedren (‘Separação Dolorosa’), passando pelo antigo -e desnecessário – namorico do galã com a professora da escola. O aprofundamento maior vai para a personagem de Jessica Tandy (‘Conduzindo Miss Daisy’) – a atriz mais talentosa do longa –, que é uma mulher viúva que sente medo de perder seu único elo mais forte, o filho Mitch.
Anne Hayworth conhece Mitch Brenner por acaso, quando ele estava à procura de um canário para presentear sua irmã. A loira (um fetiche do diretor) se passa por vendedora e depois acaba indo visitá-lo em Bodega Bay, cidade litorânea e pacata. O que era para ser um passeio tranquilo, vira um caos quando pássaros começam a atacar e matar moradores locais.
Há inúmeras cenas antológicas, mas o ápice é quando Melanie está esperando por Cathy na escola e vagarosamente os pássaros vão pousando atrás dela, sem que ela perceba. Uma aula de tensão. “A raça humana é que dificulta a vida no planeta”, com essa frase e a sequência final, que demonstra a incerteza de um novo ataque e a verdadeira fragilidade humana, Hitchcock mostrou sua genialidade atrás das câmeras. Indispensável.
Título Original: The Birds
Ano Lançamento: 1963 (EUA)
Dir: Alfred Hitchcock
Elenco: Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, Tippi Hedren, Veronica Cartwright, Ethel Griffies
ORÇAMENTO: —
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.