Desde que o cinema é cinema, encontramos figuras que podem ser consideradas ‘brucutus’ de uma geração. Foi o caso de Errol Flynn nos anos 40 ou mesmo o gênio Clint Eastwood nos anos 70, mas foi na década seguinte, que este sub-gênero ganhou seus maiores ícones. Nada além de pancadaria, explosões, tiroteios e frases de efeito se faziam necessários.
Sylvester Stallone foi o grande pioneiro, criando alguns dos personagens mais inesquecíveis de toda sétima arte em ‘Rocky – Um Lutador’, que faturaria os Oscars de Melhor Filme, Diretor e Edição e em ‘Rambo – Programado Para Matar’, que criaria a fórmula do exército de um homem só.
Nesta época, já vivia com um dos salários mais altos de Hollywood e ia se firmando como o astro da ação em projetos como Condenação Brutal, Tango e Cash, dentre tantos outros. Depois de alguns deslizes em comédias completamente desnecessárias, recuperou-se nas bilheterias com ‘Risco Total’ – que envelheceu demais – e ‘O Demolidor’.
Despencou novamente com as péssimas produções como ‘O Juíz’, ‘Assassinos’ e ‘Alta Velocidade’, ‘D-Tox’ e etc, mas ressurgiu das cinzas em 2006 com ‘Rocky Balboa’ e depois não parou mais, provando em ‘Os Mercenários’, que ainda tinha muita lenha para queimar nesta indústria.
Outro grande astro brucutu foi o eterno T-800, Arnold Schwarzenegger, que teve seu primeiro papel de verdadeiro destaque em ‘Conan, o Bárbaro’, de 1982, que ganhou uma sequência desnecessária, mas fez com que trilhasse os caminhos para protagonizar ‘O Exterminador do Futuro’.
E só em 2003, com ‘O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas’, que ele voltou a entender o que eram boas bilheterias. Parou com o cinema, para se dedicar a política, mas voltou em grande estilo com ‘Os Mercenários’ e ‘O Último Desafio’.
O próximo é ninguém menos que Chuck Norris, que lutou contra Bruce Lee, em ‘A Fúria do Dragão’ e teve seus dias de ‘Rambo’ na trilogia de guerra extremamente trash, intitulada ‘Braddock’.
Em 1986, ao lado de Louis Fossett Jr. fez ‘Os Aventureiros do Fogo’ e se deu muito mal. Sem maiores possibilidades, tentou reviver Braddock – em sua terceira aventura – e Scott McCoy em ‘Comando Delta’, mas só retornou em grande estilo com a série Texas Ranger. E foi outro homenageado em ‘Os Mercenários 2’.
Com a decadência dos filmes de ‘exército de um homem só’, foi a vez de Bruce Willis entrar em ação, com John McClane em ‘Duro de Matar’. Que trazia um herói que sangrava, apanhava e era um pouco mais crível. Hoje, atua em dramas, comédias, ações e acabou de estrear o quinto filme da franquia de McClane.
Este próximo, talvez consiga o título de pior ator dentre todos desta lista. Seu nome é Steven Seagal e ainda hoje, cultiva a mesma cabeleira ridícula e o mesmo estilo de filmagem e ação que no início da carreira – mesmo que por vezes, a pança protuberante, o impeça de ser mais rápido.
Em sua filmografia, pouca coisa merece ser conferida, mas ‘Nico – Acima da Lei’ e ‘A Força em Alerta’, são obras que podem dar algum tipo de diversão ao espectador.
Jean Claude Van Damme não poderia ficar de fora e teve seu auge em 1988 com ‘O Grande Dragão Branco’. Conseguiu um contrato milionário com a Columbia, mas entrou no vício das drogas e isso acabou destruindo sua carreira – há tempos, grande parte dos seus filmes saem direto para DVD.
Outro que sempre se deu bem no mercado de home-video é o desajeitado Dolph Lundgren, que tem em sua filmografia, clássicos como ‘Rocky 4’, ‘Mestres do Universo’ e ‘O Justiceiro’.
Dwayne ‘The Rock’ Johnson, era lutador de WWE até se aposentar e dedicar sua carreira ao cinema de ação. Dono de um físico extremamente poderoso, foi protagonista em ‘O Escorpião Rei’ e depois não parou mais. Tentou ingressar em algumas comédias como ‘Be Cool’ e ‘Agente 86’, mas mantém seu status de machão com filmes como ‘Rápida Vingança’ e ‘G. I. Joe – Retaliação’.
Por último, mas não menos importante, aparece Jason Statham que antes de ser ator, era lutador de artes marciais e mergulhador profissional. Começou como coadjuvante de luxo em filmes de Guy Ritchie como ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’, mas ganhou notoriedade com suas peripécias inacreditáveis em ‘Carga Explosiva’. Talvez seja o ator mais confiável para projetos do gênero na década atual.
E você, prefere qual destes astros brucutus? Comente e compartilhe suas opiniões conosco!