Críticas

O Sobrevivente | Resenha | Vale a pena assistir?

É fato que O Sobrevivente, lançado em 1987, não foi um sucesso retumbante e envelheceu mal – ok, alguns vão ter aquela visão nostálgica… e eu entendo perfeitamente isso. Arnold Schwarzenegger entregava todo seu carisma na pele de Ben Richards, um homem que precisava fugir de assassinos profissionais, mas o diretor Paul Michael Glaser (que faria depois Kazaam) tinha pouco tato com o gênero da ação.

Pule para 2025 e agora é Glen Powell que protagoniza essa releitura da obra de Stephen King. Acima de tudo, não dá para negar a química é bem legal entre ele e o público logo nos primeiros minutos. Edgar Wright (Scott Pilgrim, Chumbo Grosso e Em Ritmo de Fuga) também é um profissional muito mais talentoso e já provou que, quando tem certa liberdade e uma câmera na mão, cria momentos espetaculares – e fora da caixa.

Temos neste roteiro um amontoado de críticas sobre o mainstream, onde tudo – ou quase tudo – é moldado para ser falso, ridículo e exagerado. E isso serve bem para hoje, pois já temos as inteligências artificiais, as deepfake e tantos outros subterfúgios para que o ‘mundo ‘pão e circo’ se mantenha vivo. Este cinismo é parte fundamental da filmografia de Wright, mas tirando Colman Domingo – que interpreta o apresentador do The Running Man – nem Josh Brolin, nem Michael Cera e nem os outros tantos coadjuvantes são bem construídos.

O Sobrevivente fica apenas na superfície

Dito isso, entendo que os 133 minutos de duração são exagerados e superficiais. Há boas cenas de ação (e algumas piscadelas para quem conferiu o projeto de 1987), mas muitas delas parecem pouco naturais e que não levam a trama para frente. No entanto, Powell se esforça e entrega uma boa atuação, com fisicalidade e um teor de loucura que me agradou.

Assim como ocorreu com Miami Vice, que falei há pouco tempo atrás, a produtora teve coragem de investir US$ 110 milhões em O Sobrevivente, pois não é uma sequência e, muito menos, um projeto que era lembrado. No fim das contas, o fracasso foi retumbante, assim como muitas das tramas paralelas que insistem em ganhar foco e prejudicar o ritmo da trama – que já não é lá grande coisa.

O Sobrevivente
O Sobrevivente

Onde assistir O Sobrevivente?

Sinopse de O Sobrevivente

Um homem se junta a um game show no qual os competidores, que podem ir a qualquer lugar do mundo, são caçados por “caçadores” empregados para matá-los.

Nota: ★★½

Título Original: The Running Man
Ano Lançamento: 2025 (Brasil/França/Países Baixos/Alemanha)
Dir.: Edgar Wright
Elenco: Glen Powell, William H. Macy, Lee Pace, Michael Cera, Emilia Jones, Daniel Ezra, Jayme Lawson, Sean Hayes, Colman Domingo, Josh Brolin

Curiosidades de O Sobrevivente

  • O enorme logo vermelho com a letra “N” no prédio da Network faz uma referência irônica à Netflix — uma “cutucada” do diretor Edgar Wright, que afirma que o serviço exibiu trailers de Heróis de Ressaca (2013) revelando o final do filme.
  • Tom Cruise ensinou Glen Powell a correr melhor para ficar “mais legal em cena”.
  • Edgar Wright recomendou que Stephen King assistisse ao filme Assassino por Acaso (2023) para ver que Glen Powell era a escolha certa para interpretar Ben Richards.
  • O livro que inspirou o filme foi publicado em 1982 e se passa em 2025 — o mesmo ano de lançamento do novo longa.
  • Glen Powell afirmou que Arnold Schwarzenegger deu sua “bênção total” para que ele assumisse o papel.
  • A cena em que os competidores recebem seus uniformes foi filmada nos vestiários do Tottenham Hotspur Football Club.
  • O Sobrevivente é um dos quatro filmes baseados em Stephen King lançados em 2025, outro título é A Longa Marcha.
  • Este é o primeiro filme de Edgar Wright filmado totalmente em câmeras digitais.
  • Antes de Glen Powell, Ryan Gosling, Chris Evans e Chris Hemsworth foram cogitados para o papel.
  • Stephen King descreveu o novo filme como: “fantástico, Duro de Matar para o nosso tempo, e um thriller bipartidário”.
  • É um dos dois filmes lançados em novembro de 2025 cuja franquia original teve Arnold Schwarzenegger no primeiro longa (o outro é Predador – Terras Selvagens).
  • A produção começou em 7 de novembro de 2024 e o filme estreou em 14 de novembro de 2025 — a produção mais rápida da carreira de Edgar Wright.
  • Um sinal no filme indica Derry (cidade fictícia do universo de Stephen King), localizado de forma geograficamente imprecisa, mas coerente com a liberdade ficcional da obra.
  • No livro, os três competidores principais são homens; na nova adaptação, um dos competidores é mulher.
  • Quando Elton mostra sua oficina para Ben, ele aponta uma mesa para fabricação de sabão artesanal — referência direta a Clube da Luta (1999).
  • Quando Ben sequestra Cynthia e assume o carro dela, eles dirigem um Renault 5 Alpine (A290), modelo esportivo elétrico lançado em julho de 2024.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net