O Segredo de Brokeback Mountain, obra irretocável de Ang Lee
Publicado em 1997 por Annie Proulx, o conto que inspirou O Segredo de Brokeback Mountain chegou às telonas, dirigido magistralmente por Ang Lee (O Tigre e o Dragão).
Antes de mais nada, trataram de desmistificar a imagem do cowboy e toda sua masculinidade intransponível. Depois, somos levados a locações formidáveis, ao lado de dois atores excelentes.
Heath Ledger (Batman – O Cavaleiros das Trevas) dribla o rótulo de ator de comédias românticas e toma o filme para si. Contudo, Jake Gyllenhaal (Soldado Anônimo) defende bem seu Jack Twist. As coadjuvantes, Michelle Williams (Medo e Obsessão) e Anne Hathaway (O Diário da Princesa), dão força e criam tensão sempre que aparecem.
A escolha de uma fotografia é impactante. Prestem atenção, ela é mais clara quando Ennis e Jack estão juntos e mais escura quando estão com suas famílias.
Enfim, esta obra prima comovente não levou o Oscar de Melhor Filme. E creio que foi pela falta de coragem da Academia.
Sinopse de O Segredo de Brokeback Mountain:
No verão de 1963, dois vaqueiros vão para as montanhas de Brokeback trabalhar. Diante das condições desfavoráveis, acabam criando um vínculo e tendo uma relação sexual. Após isso e por causa da discriminação social que sofreriam, decidem se casarem com duas mulheres e, só 4 anos depois, se reencontrarem. Contudo, descobrem que toda a força daquela paixão não se apagou.
NOTA: 9,0
ORÇAMENTO: 14 Milhões de Dólares
3 comments