Já fazia um bom tempo que não conferia nenhum projeto do talentoso Jean Dujardin – o último havia sido O Lobo de Wall Street, onde ele fazia uma pequena ponta. E coloquei os olhos em O Retorno do Herói sem saber absolutamente nada. Mas qual foi minha surpresa quando me vi diante de uma comédia francesa espertíssima, que utiliza boa parte dos clichês a seu favor e ainda conta com a hipnotizante Mélanie Laurent como uma mulher perspicaz e a frente do seu tempo.
A direção de Laurent Tirard conta com um ritmo extremamente apressado no primeiro ato, e o espectador poderá ficar um tanto incomodado com isso. Mas consegue dosar melhor este equilíbrio no decorrer dos 90 minutos, transformando não só Elisabeth, mas também o Capitão Neuville, em pilares fundamentais para a narrativa – aliás, quando eles saem de cena o ritmo decai vertiginosamente.
A reconstrução de época, com seus figurinos luxuosos e as locações impressionantes estão lá, além de uma fotografia clara, com muitos tons de verde e vermelho se sobrepondo. Há um sem número de diálogos e gestos propositadamente exagerados, e isso é um ponto positivo por aqui, sem contar os risos com o humor situacional que chegam sem grandes esforços – como quando o Capitão discorda da narrativa criada por Elisabeth.
O Retorno do Herói tem uma heroína que cria um príncipe encantado para sua irmã e depois o destrona deste posto, ou seja, a questão do poder feminino numa sociedade burocrática e majoritariamente machista está inserida lá para quem quiser enxergar, mas tudo de maneira sutil e nunca cansativa.
Sinopse de O Retorno do Herói
Elisabeth é alinhada, séria e honesta. O capitão Neuville é covarde, desleal e sem escrúpulos. Ela o detesta. Ele a despreza. Mas fazendo dele um herói de opereta, ela se torna, sem querer, responsável por uma farsa que logo a arrebatar.
Título Original: Le Retour du Héros
Ano Lançamento: 2018 (França/Bélgica)
Dir: Laurent Tirard
Elenco:Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant
ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,0