Na indústria cinematográfica pode-se fazer uma comparação entre o antes e o depois do clássico O Poderoso Chefão. Al Pacino (Um Dia de Cão) tinha carreira pouco conhecida. Francis Ford Coppola (a época com apenas 33 anos) havia feito o que podia para terminar a produção com orçamento apertado, depois fez as continuações com folga e com total liberdade criativa. Além disso, o apuro técnico em relação aos filmes com temática de gangster era um, depois do sucesso deste título, o tratamento mudou drasticamente.
É um épico perfeito, com Marlon Brando sumindo em seu personagem com voz rouca e bochechas avantajadas e imortalizando ainda mais sua carreira e Al Pacino crescendo gradativamente como Michael. Tudo isso mesclado numa trilha sonora soberba e salpicada por uma violência que, ainda hoje, choca – a cabeça do cavalo, toda ensanguentada em cima da cama é prova disso.
Baseado no livro de Mario Puzzo, conta com um sem número de cenas que entraram para a história da Sétima Arte, dentre elas a festa de casamento, a sequência com a cabeça do cavalo na cama do diretor de cinema, o tiroteio na barraca de frutas e o tiroteio no pedágio, só para citar algumas.
No elenco de apoio há Diane Keaton, bem como James Caan, Robert Duvall e um experiente elenco. Enfim, arrebatou 3 Oscares (Roteiro Adaptado, Ator e Filme) e cravou seu nome como uma das maiores (senão a maior) obras de arte de Hollywood. Obrigatório ter na sua estante.
Sinopse do clássico O Poderoso Chefão:
Don Vito Corleone é o chefe da máfia na Nova York de 1945. Em troca de futuros favores, ele cede ajudas a várias pessoas. Mas com a chegada das drogas na região, outras famílias disputam a fatia deste promissor mercado. Don Corleone se recusa a aceitar a entrada dos narcóticos na cidade e com isso, sua família começa a sofrer atentados, forçando-o a mudar de opinião. Um de seus filhos, que nunca se envolveu com os negócios da família, decide proteger seu pai e todo império que ele construiu.
Título Original: The Godfather
Ano Lançamento: 1972 (Estados Unidos)
Dir: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte, Diane Keaton
ORÇAMENTO: 6,5 Milhões de Dólares
NOTA: 10
1 Comment