O Nascimento de uma Nação, uma resposta a altura

o nascimento de uma nação topo

Tido como um dos filmes mais racistas da história do cinema mundial (e não é para menos), o longa de 1915, dirigido por D. W. Griffith, colocava a Klu Klux Klan como heróis e, além disso, os negros como pessoas pouco inteligentes e muito agressivas com as mulheres brancas. Portanto, acertadamente, em 2016, Nate Parker cria uma resposta bem mais factual aos acontecimentos em O Nascimento de uma Nação.

Parker é diretor, roteirista e protagonista deste épico. Ao mesmo tempo, há um cuidado todo especial com o andamento de cada situação e a construção dos personagens. Sem contar a parte técnica, onde a fotografia, por exemplo, enche os olhos.

Ver Nat pregando para seu povo e sendo usado como massa de manobra pelos fazendeiros brancos para validar, segundo as ‘palavras de Deus’, toda a escravidão e, em seguida, notar o crescimento de seu ódio por conta daquela situação, é arrepiante. Sem essa força dramática o filme seria apenas outro título qualquer.

O Nascimento de uma Nação
Pôster do filme

É bem verdade que vemos certos equívocos por conta da pouco experiência como diretor (é o primeiro longa de Parker). Por exemplo, o ato final é atropelado e perde a oportunidade de nos presentear com algo apoteótico.

Me peguei, em certas todas e trechos, pensando em 12 Anos de Escravidão ou mesmo Amistad e, por conta deste engessamento e da pouca coragem para ousar mais, é que O Nascimento de uma Nação não ganha uma nota melhor.

Mesmo assim, não deixe de vê-lo, pois é um grito de libertação 100 anos depois da versão de péssimo gosto feita por D. W. Griffith.

Sinopse O Nascimento de uma Nação:

Nat Turner é um jovem negro muito inteligente que é regrado conforme os ensinamentos católicos (o único livro que o deixavam ler era a Bíblia), diferentemente de todos os outros, acostumados com as crenças tribais dos ancestrais.  Ele é usado pelo seu proprietário Samuel Turner para acalmar os escravos rebeldes com suas pregações. Mas após testemunhar diversas atrocidades, ele decide elaborar um plano e liderar o movimento de libertação do seu povo.

Título Original: The Birth of a Nation
Ano Lançamento: 2016 (Estados Unidos/Canadá)
Dir: Nate Parker
Elenco: Nate Parker, Armie Hammer, Aja Naomi King, Jackie Earle Haley, Penelope Ann Miller, Gabrielle Union

ORÇAMENTO: 8,5 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Confira também um dos nossos vídeos do Canal Cinema e Pipoca

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net