O MENSAGEIRO

natxy.com7

Já precisou falar para alguém que um ente querido havia falecido? Como se preparou para dizer isso? Qual a reação da pessoa ao receber a notícia? O fato é que, desde o início, ‘O Mensageiro’ toca num ponto crucial, ou seja, a perda. E para dificultar ainda mais a situação, o diretor Oren Moverman (que trabalhou no roteiro de ‘Não Estou Lá’) faz da guerra no Iraque o ponto de apoio para seu roteiro.

Sem usar uma imagem sequer da guerra em si, escapa de boa parte dos clichês que poderiam deixar sua obra igual a tantas outras presentes por aí. O modo com que é dada a trágica notícia é mecânica e fria e daí ficamos nos perguntando: ‘Será que quem deveria estar fazendo este trabalho, sendo xingado e tomando cusparadas no rosto, eram os soldados ou os próprios governantes que colocam jovens de 20 anos para morrerem em batalha, sem nem sequer cogitarem a possibilidade de alistarem seus filhos?’

Talvez a repetição exagerada de algumas cenas, os cortes abruptos e o pouco uso da personagem interpretada por Samantha Morton (‘Control’) seja um defeito, mas apesar disso, todos os méritos do filme vão para Woody Harrelson (‘2012’) e Ben Foster (‘Os Indomáveis’), eternos coadjuvantes de Hollywood, numa química perfeita.

Após ser ferido no Iraque, o soldado Will vai para casa, tendo ainda 3 meses para servir o exército. É convocado para a Divisão de Notificação de Falecimento dos Militares e trabalha com Tony, um capitão experiente com quem cria grande amizade. Porém, numa dessas visitas Will se apaixona por uma das viúvas e se vê num complexo dilema moral.

No fim, expande-se a linha vista em ‘Guerra ao Terror’ por exemplo, pois a degradação psicológica vai desde o oficial até suas famílias, que se apoiam em suas próprias crenças e nos parentes próximos para encontrarem forças em episódios que poderiam nunca existir.

Título Original: The Messenger
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir: Oren Moverman
Elenco: Ben Foster, Jena Malone, Eamonn Walker, Woody Harrelson, Lisa Joyce, Steve Buscemi, Samantha Morton

ORÇAMENTO: —

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net