O Matador (2017) | Vale a pena assistir?
O diretor Marcelo Galvão é um profissional e tanto, que consegue transitar por inúmeros gêneros, como o terror em Ouija, suspense em Bellini e o Demônio, drama e comédia em Colegas e faroeste neste O Matador (2017). Ele, que também assina o roteiro, faz uma homenagem ao sertão – que é exaltado numa fotografia árida e bela – e aos cangaceiros.
Vale lembrar também que este foi o primeiro longa brasileiro de ficção produzido pelo Netflix, e não fez feio. Primeiramente porque há uma violência gráfica intensa, e mesmo que alguns ‘fundos verdes’ sejam evidentes, não é algo que vai tirar a imersão do espectador. A montagem, por vezes, vai e volta no tempo, mostrando a história de Cabeleira e suas ‘aventuras’.
E mesmo que o diretor tente fugir do tom novelesco, acaba falhando e deixando certos blocos com aquela cara de ‘novela das 9’. O bom é que isso logo sai de cena e uma profusão de outros acontecimentos e personagens surgem para fazerem a história seguir adiante. Mas o que dizer do momento em que nosso protagonista some da história? Um tanto frustrante e incompreensível – mesmo que tentem dar uma resposta pra esse sumiço.
Não tinha um ator nacional para protagonizar O Matador (2017)?
O português Diogo Morgado foi o escolhido para estar no papel principal. Mas não teria nenhum ator nacional para fazê-lo? Seria essa uma exigência do streaming? Não tenho essas respostas. Contudo, apesar da entrega de Morgado, fica uma sensação estranha, ainda mais quando se pensarmos que estamos lidando com um segmento tão brasileiro.
Temos um pouco de Sergio Leone aqui, um pouco de Tarantino ali e, com isso, O Matador (2017) passa despercebido no meio de tantos títulos. Pode ser que na época da estreia tenha feito barulho, mas hoje em dia, vale para quem gosta do diretor e para quem quer conferir uma jornada do herói diferente e com toques tupiniquins, mesmo que com tons europeus ‘ó pá’.
Onde assistir O Matador (2017)?
- Streaming: Netflix
Sinopse de O Matador (2017)
Em 1940, no interior de Pernambuco, Sombra cresce sob os cuidados de um caçador, longe da civilização e imerso na vida selvagem. No entanto, ele decide abandonar sua existência isolada para buscar seu verdadeiro pai na cidade grande. Ao chegar, descobre que seu pai foi um homem marcado pelo crime, um matador envolvido no comércio de pedras preciosas, e decide seguir os mesmos passos sombrios.
O território em que Sombra se encontra é sem lei, onde a violência impera e a morte faz parte do cotidiano. Matar corre em suas veias, e ele rapidamente se vê adaptado à vida dura e impiedosa, onde a única forma de sobrevivência é abraçar a brutalidade que o destino lhe impôs.
Nota Cinema e Séries: ★★★
Título Original: O Matador
Ano Lançamento: 2017 (Brasil)
Dir: Marcelo Galvão
Elenco: Diogo Morgado, Etienne Chicot, Maria de Medeiros, Deto Montenegro, Jonas Antônio Leite, Paulo Gorgulho, Will Roberts, Allan Lima
Confira outras resenhas AQUI!
Curiosidades de O Matador (2017)
- É o primeiro filme original brasileiro da Netflix.
- O filme foi inspirado em um livro chamado “O Cabeleira”.
- O orçamento do filme é de cerca de US$ 1,5 milhão.
- O ator Diogo Morgado é português, fazendo um personagem brasileiro.