Críticas Premiações

O GRANDE HERÓI

grande heroi

Peter Berg já havia se embrenhado na guerra do Oriente Médio em ‘O Reino’, um filme que passou despercebido por aqui e recentemente tentou colocar seu lado megalomaníaco para fora no terrível ‘Battleship – A Batalha dos Mares’. Portanto, é um daqueles diretores feitos sob medida para Hollywood, onde ela manda e ele obedece.

Mas ao contrário do que pode parecer, ‘O Grande Herói’ têm uma cara muito mais autoral, como se Berg estivesse cansado de apenas obedecer e resolvesse ‘arregaçar as mangas’. As frases de efeito que um soldado fala para o outro estão lá a todo o momento, porém, as sequências de ação e a boa carga dramática imposta pelos atores, fazem deste um dos melhores exemplos do gênero nos últimos anos.

Se a acertada escolha de nos apresentar os personagens pontua todo primeiro ato, quando a ação começa, ninguém está a salvo e o espectador quase sente o cheiro de sangue no ar. Lá pelas tantas, acontece algo que pode colocar em risco a missão – e o filme todo, dependendo da escolha que fizessem – e esta virada é tão intensa, mostrando o quão afetados estão cada uma daquelas pessoas, que nos faz esquecer do patriotismo exacerbado que cansamos de ver.

O oficial Marcus é enviado com mais alguns soldados para o Afeganistão, sua missão é encontrar um dos homens de confiança de Bin Laden. Já em terras afegãs, acabam deparando-se com dois garotos e um velho, mas não o executam por falta de coragem. Um dos garotos conta de sua experiência para os terroristas e a equipe é descoberta. Agora, terão que correr para salvarem suas vidas.

Pode não ter o grau de realismo de um Paul Greengrass, por exemplo, mas só de desmistificar a figura ‘perfeita’ dos americanos e nos trazer uma operação fracassada, baseada em fatos reais, já merece todos os créditos. No Oscar teve duas indicações, mas tem concorrentes de peso como ‘Gravidade’ e ‘Capitão Phillips’.

Título Original: Lone Survivor
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Peter Berg
Elenco: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster, Yousuf Azami, Eric Bana

ORÇAMENTO: 40 Milhões Dólares
NOTA: 7,5

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile