O ABUTRE

O Abutre

Faço faculdade de jornalismo e, por isso mesmo, sei que quanto mais sangue e violência estiver sendo jogado na cara do espectador – principalmente os de média idade – melhor. Por conta disso que programas absurdamente sensacionalistas e horrorosos como ‘Cidade Alerta’ da Rede Record ou ‘Brasil Urgente’ da Bandeirantes estão no ar.

Dan Gilroy, que havia escrito o roteiro de ‘Tudo por Dinheiro’ e ‘O Legado Bourne’, comanda o espetacular Jake Gillenhaal (que não teve uma indicação ao Oscar não sei porque) neste drama contundente e bastante linear, mas otimamente montado – aliás, para interpretar Lou Bloom, o ator teve que emagrecer cerca de dez quilos.

A cidade de Los Angeles e sua devastação noturna, lotada de acidentes, assassinatos e muito sangue, é o alimento deste abutre, faminto por uma nova gravação e para que suas filmagens sejam transmitidas no horário nobre dos telejornais. Neste caminho insano, nos é apresentado a editora Nina (Rene Russo, linda e poderosa) e o clima de tensão, chantagem e ineditismo só aumenta.

O delinquente Louis Bloom está desempregado, mas descobre um nicho muito interessante para faturar uma grana. Compra uma câmera e investe no submundo noturno dos crimes, atropelamentos e qualquer tipo de filmagem que possa ser vendido para uma emissora.

Assim como acontece desde antes de Robert Capa e sua famosíssima foto em que os soldados norte-americanos fincam uma bandeira, mostrando o heroísmo destes homens em plena Segunda Guerra Mundial, Lou Bloom modifica a cena de um crime ou de um acidente para ter maior impacto. Por fim, existe a constatação de que a ética neste meio jornalístico, especificamente falando, não é levada em conta. E será que isso mudará algum dia?

Título Original: Nightcrawler
Ano Lançamento: 2014 (Estados Unidos)
Dir: Dan Gilroy
Elenco: Jake Gyllenhaal, Bill Paxton, James Huang, Rene Russo, Ann Cusack, Riz Ahmed, Price Carson, Jonny Coyne

ORÇAMENTO: 8 Milhões de Dólares
NOTA: 9,0

Indicações ao Oscar: Roteiro Original

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net