Faço faculdade de jornalismo e, por isso mesmo, sei que quanto mais sangue e violência estiver sendo jogado na cara do espectador – principalmente os de média idade – melhor. Por conta disso que programas absurdamente sensacionalistas e horrorosos como ‘Cidade Alerta’ da Rede Record ou ‘Brasil Urgente’ da Bandeirantes estão no ar.
Dan Gilroy, que havia escrito o roteiro de ‘Tudo por Dinheiro’ e ‘O Legado Bourne’, comanda o espetacular Jake Gillenhaal (que não teve uma indicação ao Oscar não sei porque) neste drama contundente e bastante linear, mas otimamente montado – aliás, para interpretar Lou Bloom, o ator teve que emagrecer cerca de dez quilos.
A cidade de Los Angeles e sua devastação noturna, lotada de acidentes, assassinatos e muito sangue, é o alimento deste abutre, faminto por uma nova gravação e para que suas filmagens sejam transmitidas no horário nobre dos telejornais. Neste caminho insano, nos é apresentado a editora Nina (Rene Russo, linda e poderosa) e o clima de tensão, chantagem e ineditismo só aumenta.
O delinquente Louis Bloom está desempregado, mas descobre um nicho muito interessante para faturar uma grana. Compra uma câmera e investe no submundo noturno dos crimes, atropelamentos e qualquer tipo de filmagem que possa ser vendido para uma emissora.
Assim como acontece desde antes de Robert Capa e sua famosíssima foto em que os soldados norte-americanos fincam uma bandeira, mostrando o heroísmo destes homens em plena Segunda Guerra Mundial, Lou Bloom modifica a cena de um crime ou de um acidente para ter maior impacto. Por fim, existe a constatação de que a ética neste meio jornalístico, especificamente falando, não é levada em conta. E será que isso mudará algum dia?
Título Original: Nightcrawler
Ano Lançamento: 2014 (Estados Unidos)
Dir: Dan Gilroy
Elenco: Jake Gyllenhaal, Bill Paxton, James Huang, Rene Russo, Ann Cusack, Riz Ahmed, Price Carson, Jonny Coyne
ORÇAMENTO: 8 Milhões de Dólares
NOTA: 9,0
Indicações ao Oscar: Roteiro Original