Põe na Mesa | Nosferatu

nosferatu 1

Temática: Vampiro
Mecânica: Dedução e gerenciamento de cartas
Modalidade: Semicooperativo
Jogadores: 4 a 8
Ano: 2013
Idade: +10
Tempo de jogo: 20 minutos
Dependência de idioma: nenhuma
Arte: 4/5
Sorte: 1/5
Complexidade: 2/5
Rejogabilidade: 4/5

Reinfiel, fiel escudeiro e aliado do vampiro Nosferatu, tenta trazer seu mestre bebedor de sangue de volta de seu sono profundo. Do outro lado, caçadores de vampiros tentam acabar com os planos de Reinfiel e salvar a humanidade.

É neste cenário que Nosferatu, jogo desenvolvido por Pierre-Yves Lebeau, se desenrola. Um divertido party game de dedução e acusação, capaz de deixar nervoso aqueles amigos mais esquentadinhos do grupo e uma ótima oportunidade para treinar o seu lado detetive.

A primeira etapa é a definição de quem jogará como Reinfiel. É ele quem comandará o jogo, definindo quem será o Nosferatu e quem serão os caçadores. Os caçadores vencem caso descubram quem é o vampiro ou se realizarem os cinco rituais possíveis. Já o vampiro vence se distribuir 5 mordidas na partida ou se os caçadores matarem o personagem errado.

Cada jogador começa com duas cartas e, em seu próprio turno, deve comprar mais duas do monte. Após isso, ele descarta uma delas virada para cima e entrega uma outra de forma secreta para o Reinfiel.

Ao todo são quatro tipos possíveis de cartas em Nosferatu:

A carta ritual: se o Reinfiel receber apenas cartas ritual, um dos cinco rituais podem ser escolhidos. Entre os rituais possíveis está o Espelho de Prata, onde o Reinfiel revela a carta de um dos jogadores; Distorção Temporal, em que uma carta noite é retirada de jogo, aumentando a vantagem dos caçadores; Transfusão de Sangue, em que um ferimento é retirado de um caçador ferido; e a Água Benta, em que um dos jogadores é obrigado a descartar todas as cartas de sua mão.

Nosferatu

A carta noite: toda carta noite enviada a Reinfiel aumenta a quantidade de turnos de cada rodada, aumentando a vantagem do Vampiro

A carta Rumor: nada acontece

– A carta mordida: Reinfiel escolhe um jogador para ser mordido, que é obrigado a descartar uma de suas cartas.

Cada turno é definido pela quantidade de cartas noites ou dia. Os caçadores tem que torcer para a carta dia sair o mais rápido possível, aumentando suas chances de realizar um ritual. Já para o Vampiro, quanto mais longa a noite, mais sangue poderá ser bebido.

Nosferatu é um daqueles jogos barulhentos, onde você, muitas vezes, será acusado injustamente e acusará sem provas alguma. Uma versão mais complexa e divertida daquele clássico jogo de polícia e ladrão, onde o objetio é descobrir quem está atirando, ou melhor, piscando para os outros, matando a população um a um. A vantagem do jogo fica quase sempre com o vampiro, que tem inúmeras formas de se camuflar, além de um aliado poderoso e onisciente. Mas é justamente aí que está a graça. A dificuldade leva os caçadores a se testarem psicologicamente, fazendo deste um jogo tenso e, ao mesmo tempo, leve, já que é rápido e engraçado. Uma vez terminado, todos já estarão prontos para mais uma partida.

A arte do jogo, trazido para o Brasil pela Conclave, é bonita e sem exageros. Outro ponto positivo é o tamanho da caixa, extremamente reduzido, portátil e eficiente. É um jogo capaz de surpreender de forma positiva, e tirar muitas risadas do grupo. E, por fim, não depende de idioma. O único ponto negativo talvez seja a pouca imersão trazida pelo manual de instruções, que se limita apenas na explicação das regras, mas não contextualiza a época em que se passa a história, nem dá mais detalhes dos personagens principais. Mas isso, é claro, é apenas detalhe. No geral, um bom jogo e uma ótima pedida para grupos grandes com fãs de party game.

Por Dan Pessôa

Confira o vídeo mostrando a loucura que este jogo pode se transformar:

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Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

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