Connect with us

Notícias

Nimuendajú representará o Brasil no Festival Annecy, na França

Published

on

Nimuendajú

A animação nacional Nimuendajú será o representante no Festival de Annecy 2025, o mais importante evento de animação do mundo. Dirigida por Tania Anaya, foi selecionada entre 130 longas-metragens e integrará a seleta lista de 21 filmes da próxima edição, que acontece entre os dias 8 e 14 de junho, na França. Produzido pela Anaya Produções Culturais, em coprodução com a peruana Apus Animation e distribuído pela O2 Play, o filme é um marco para o cinema de animação nacional.

A animação 2D retrata a vida de Curt Unckel, um alemão que desembarcou no Brasil no início do século XX e passou a maior parte de sua vida entre povos indígenas, até falecer em 1945. Em 1906, foi batizado pelos Guarani como Nimuendajú, que significa “aquele que encontrou seu lugar no mundo”. A decisão de abandonar o próprio sobrenome europeu simboliza sua entrega e identificação profunda com as culturas indígenas.

Mais detalhes sobre Nimuendajú

O filme não apenas reconstrói com sensibilidade o percurso pessoal e científico de Nimuendajú, como também denuncia as perseguições sofridas por diversos povos originários, vítimas da ganância de latifundiários e da omissão do poder público. Sua história é, ao mesmo tempo, um ato de resistência e um chamado à preservação das culturas ancestrais.

Com estreia prevista no Brasil para o segundo semestre deste ano, Nimuendajú chega ao circuito com uma força rara: unir arte, memória e justiça histórica em uma narrativa visualmente potente e emocionalmente urgente.

Advertisement

Notícias

CineBH 2025 acontece de 23 a 28 de setembro

Published

on

O Agente Secreto 1

A CineBH 2025 volta aos holofotes entre os dias 23 e 28 de setembro, transformando Belo Horizonte numa verdadeira capital do cinema. Na sua 19ª edição, a mostra internacional oferece entrada gratuita para o público em geral, com uma programação robusta: ao todo serão exibidos 101 filmes — 48 longas, 1 média e 52 curtas — divididos em diversas mostras como Território, Conexões, Vertentes, Praça, Mostrinha, CineMundi, Diálogos Históricos, entre outras, distribuídas em 71 sessões ao longo do evento.

Diferenciais do CineBH 2025

Um dos diferenciais do evento é o foco na produção latino‑americana, que ganha visibilidade e intercâmbio cultural: realizadores de diversos países do continente (Brasil, Uruguai, México, Equador, Peru, Chile, Argentina, Porto Rico, Colômbia) terão obras exibidas, muitas inéditas no Brasil. A temática “Horizontes Latinos: Nós Somos o Nosso Futuro?” pretende refletir sobre soberania cultural e política, propondo obras que rompam com padrões eurocêntricos e privilegiam narrativas estéticas ousadas.

A sessão de abertura da CineBH 2025 será com O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho — filme que foi altamente premiado no Festival de Cannes 2025, incluindo melhor direção, ator para Wagner Moura, e prêmio da crítica. Outras mostras de destaque incluem Território, com filmes competitivos de realizadores que ainda têm até três longas‑metragem; e Conexões, novidade desta edição, que amplia o panorama latino‑americano com obras inventivas e formas amplas de linguagem.

Por fim, também haverá exibições ao ar livre — como a Mostra Praça — e espaços de encontro, como o cine‑escola, cine‑debates, sessões para escolas e a Mostrinha para crianças.

A curadoria evidencia diversidade de temas, estilos e vozes: desde obras que refletem identidades locais até aspectos urbanos e subjetivos.

Advertisement
CineBH 2025
CineBH 2025

CineBH 2025 online

Diversos títulos da Mostra A Cidade em Movimento da 19ª CineBH estarão disponíveis na programação online que poderá ser acessada gratuitamente na plataforma do evento cinebh.com.br. Além disso, um recorte especial de filmes vão compor uma seleção na plataforma IC Play, numa parceria com o Itaú Cultural: https://www.itauculturalplay.com.br/, no período de 29 de setembro a 13 de outubro.

Continue Reading

Notícias

Curta-metragem Nevrose será exibido no Atlanta Women’s Film Festival

Published

on

Nevrose topo 1

O curta-metragem Nevrose fará sua estreia mundial no prestigiado Atlanta Women’s Film Festival, nos Estados Unidos, no próximo dia 26 de setembro. Dirigido por Ana do Carmo e com produção executiva de Rubian Melo, o filme integra a programação do festival que acontece entre os dias 24 e 28 de setembro, na cidade de Atlanta, Geórgia.

Sinopse do curta-metragem Nevrose

A trama gira em torno de Francisca, uma médica atormentada pela culpa após a morte da filha, que desenvolve uma obsessão por salvar vidas. Tudo muda quando ela encontra Elizabete, uma mulher suicida que, ao contrário das demais, não deseja ser salva. O encontro entre as duas desencadeia uma narrativa densa, marcada por dilemas existenciais e silenciosas rupturas.

Com uma equipe majoritariamente feminina e negra, essa é uma potente expressão do cinema baiano contemporâneo. Para a diretora Ana do Carmo, estar em um festival que exalta a criação artística de mulheres representa não apenas uma conquista, mas uma afirmação política e cultural. “Levar nosso filme a Atlanta é mais do que exibir uma obra; é compartilhar visões de mundo e reafirmar que temas densos e universais também são nossos. É cinema produzido com identidade, escuta e olhar atento às dores e forças humanas”, comenta a cineasta.

Curta-metragem Nevrose
Curta-metragem Nevrose

Curta-metragem Nevrose é uma adaptação de dois contos

Adaptado dos contos Nevrose e A Suicida, da escritora Délia (século XIX), tem origem no segmento homônimo do longa antológico Insubmissas, mas surge aqui com um novo fôlego artístico.

Segundo Ana do Carmo, essa versão propõe um mergulho mais profundo nas camadas emocionais das personagens, explorando ritmos, silêncios e gestos que dizem tanto quanto as palavras. “O curta é um convite à contemplação da dor e da resiliência. Trabalhar esse novo corte foi como abrir frestas em abismos interiores – tanto das personagens quanto dos nossos próprios”, afirma a diretora.

O filme tem 16 minutos de duração e traz no elenco nomes como Josi Varjão (Francisca), Tainah Paes (Elizabete), Sara Barbosa (Romina) e Jota Silva (Jorge). Produzido pela Daza Filmes e Saturnema Filmes, com distribuição da Tarrafa Produtora e Distribuidora, o curta-metragem Nevrose segue sua jornada após Atlanta com estreia nacional prevista no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras Diásporas – 18 anos, no Rio de Janeiro.

Advertisement

A data exata ainda será divulgada, mas o filme já se consolida como um dos destaques da nova safra do cinema independente brasileiro.

Continue Reading

Notícias

Se a viagem fosse um filme, 46% dos brasileiros escolheriam uma comédia romântica, mostra pesquisa da Booking.com

Published

on

comedia romantica 1

Quando o assunto é viajar pelo mundo, os brasileiros não deixam a criatividade e o bom humor na mala. Uma nova pesquisa da Booking.com revelou que os brasileiros escolheriam uma comédia romântica como o gênero cinematográfico que melhor representa o estilo de hospedagem ideal.

A preferência indica que, para quase metade dos entrevistados (46%), o clima de acolhimento, a vista encantadora da janela e o clássico café da manhã incluso têm tudo a ver com o charme e a leveza das comédias românticas. O estilo agradou especialmente mulheres (52%) e pessoas entre 45 e 54 anos (50%).

Além das comédias românticas, outras preferências também revelam a diversidade de gostos do viajante nacional. Filmes indies (23%) ocupam o segundo lugar, refletindo um gosto por estadias alternativas, com charme e toques pessoais, perfeitas para reflexões em bairros menos turísticos.

Já 20% dos brasileiros preferem uma hospedagem que lembre um filme de mistério ou suspense — com pátios escondidos e aquele clima de “nunca se sabe o que esperar” — principalmente entre homens (24%) e pessoas entre 55 e 64 anos (23%). Mesmo as comédias familiares (18%), dramas de época (16%) e realities de sobrevivência (14%) foram lembrados como formas de expressar o tipo de acomodação ideal para diferentes estilos de viagem.

brasileiros escolheriam uma comédia romântica,
brasileiros escolheriam uma comédia romântica,

Brasileiros escolheriam uma comédia romântica e também a trilha sonora

A pesquisa também apontou que a trilha sonora das férias dos brasileiros teria como base os hits pop (34%), alinhados com momentos animados, selfies espontâneas e aventuras descontraídas. Em seguida vêm o rock (25%), com sua energia intensa, e a salsa (22%), com seu espírito leve e festivo, típico de viagens com os amigos. Gêneros como música clássica (19%), country (19%) e eletrônica (17%) também foram mencionados, refletindo desde jornadas culturais até escapadas voltadas para festas e vida noturna.

E se uma viagem fosse um filme, o título que os brasileiros dariam a ele também revelaria muito de sua personalidade: A Lua de Mel Continua foi o mais escolhido (23%), reafirmando que os brasileiros escolheriam uma comédia romântica para traduzir suas viagens ideais.

Advertisement

Outras opções populares foram Reservas Rápidas e Furiosas (22%), para os que já planejam a próxima viagem antes mesmo da atual terminar, e Da Mochila ao Cartão Sem Limite (15%), que representa o desejo de evoluir das aventuras simples para experiências mais luxuosas.

Continue Reading

Trending

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net