Nimuendajú representará o Brasil no Festival Annecy, na França
A animação nacional Nimuendajú será o representante no Festival de Annecy 2025, o mais importante evento de animação do mundo. Dirigida por Tania Anaya, foi selecionada entre 130 longas-metragens e integrará a seleta lista de 21 filmes da próxima edição, que acontece entre os dias 8 e 14 de junho, na França. Produzido pela Anaya Produções Culturais, em coprodução com a peruana Apus Animation e distribuído pela O2 Play, o filme é um marco para o cinema de animação nacional.
A animação 2D retrata a vida de Curt Unckel, um alemão que desembarcou no Brasil no início do século XX e passou a maior parte de sua vida entre povos indígenas, até falecer em 1945. Em 1906, foi batizado pelos Guarani como Nimuendajú, que significa “aquele que encontrou seu lugar no mundo”. A decisão de abandonar o próprio sobrenome europeu simboliza sua entrega e identificação profunda com as culturas indígenas.
Mais detalhes sobre Nimuendajú
O filme não apenas reconstrói com sensibilidade o percurso pessoal e científico de Nimuendajú, como também denuncia as perseguições sofridas por diversos povos originários, vítimas da ganância de latifundiários e da omissão do poder público. Sua história é, ao mesmo tempo, um ato de resistência e um chamado à preservação das culturas ancestrais.
Com estreia prevista no Brasil para o segundo semestre deste ano, Nimuendajú chega ao circuito com uma força rara: unir arte, memória e justiça histórica em uma narrativa visualmente potente e emocionalmente urgente.