NEBRASKA

nebraska

Por que inserir uma fotografia preto e branco em um filme que se passa nos dias atuais? Simplesmente porque o excelente diretor Alexander Payne trata ‘Nebraska’ sob a ótica de um senhor que está no fim de sua vida e que quer deixar alguma lembrança alegre para sua família, após anos de bebedeira e exageros.

Os Estados Unidos que vemos através da câmera de Payne é rústico, onde o machismo é algo impregnado no sangue dos homens e a tristeza por conta da derrocada do american way of life está estampada no rosto de cada um e a ganância ultrapassa o limite do bom senso. O misto de lucidez e desordem, comuns na terceira idade – e presentes no personagem de Bruce Dern –, contrastam este tipo de sentimento dos cidadãos de classe média e baixa daquele país.

Aliás, ‘Nebraska’ é todo de Dern (Amargo Regresso) e da reclamona Kate Grant, vivida com garra por June Squibb (Encontro Marcado) e nada dos que interpretam os filhos do casal, ou seja, Will Forte (Vizinhos Imediatos em 3º Grau) e Bob Odenkirk, que aqui têm a função de serem meros boçais daquele universo – a cena em que roubam algo equivocadamente sintetiza bem isso.

Após receber uma propaganda pelo correio, um senhor chamado Woody decide ir para Nebraska e receber seu prêmio de US$ 1 milhão. David, seu filho, decide levá-lo, não sem antes passar na casa de alguns parentes. A confusão fica maior ainda, quando Woody conta a todos que se tornou milionário e todos agora cobiçam a fortuna que não existe.

‘Os Descendentes’ pode ter sido um filme que fincou os pés do diretor e agradou em cheio os votantes da Academia, mas é com este road movie – que mostra pouco, ou quase nada do passado dos personagens – que Payne entra no hall dos profissionais mais talentosos de hoje em dia em Hollywood, pois trata a questão humana com a delicadeza e competência que poucos conseguem.

Título Original: Nebraska
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Alexander Payne
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, Bob Odenkirk, Stacy Keach, Devin Ratray, Rance Howard, Missy Doty, June Squibb

ORÇAMENTO: 13 Milhões de Dólares
NOTA: 7,5

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net