Na Mira do Atirador é uma tradução certeira (com o perdão do trocadilho), mas o título original The Wall ou A Parede, é ainda mais efusivo na relação com o roteiro. Principalmente porque é naquele espaço dividido por pedaços de tijolos que vemos exposta não só todas as cicatrizes abertas nos norte-americanos pós 11 de setembro, como também se destaca a degradação psicológica dos próprios soldados.
O roteiro é focado em apenas 3 personagens, sendo que um jamais é mostrado. E o que poderia ser um programa maçante, transforma-se num jogo de gato e rato, lotado de tensão a cada decisão tomada pelo protagonista, vivido com garra por Aaron Taylor Johnson, o Mercúrio de Os Vingadores: A Era de Ultron, carregando consigo sempre um olhar de terror. E quando meu peguei em frente ao cartaz, também encontrei o nome do ex-WWE John Cena e senti um certo estranhamento. Sorte a nossa que ele não prejudica o andamento.
Apesar da fotografia, que consegue fazer o espectador sentir o calor daquele ambiente, muitos diálogos deixam a desejar e tiram a nossa imersão. Doug Liman é cirúrgico ao fazer um corte final de oitenta e um minutos, mostrando que amadureceu com o tempo depois de projetos tão inchados quanto Sr. e Sra. Smith e No Limite do Amanhã.
Os cacoetes vilanescos – os árabes são sempre os viciados na guerra – estão lá, mas a câmera sempre ágil nos momentos da ação (mostrando as dificuldades para o soldado andar por 5 metros sem ser atingido), superam os deslizes. Na Mira do Atirador pode não ser um projeto inesquecível, mas debater um tema como a guerra do Iraque, mesmo sem a imparcialidade necessária, é tão importante e corajoso quanto o desfecho mostrado aqui.
Sinopse de Na Mira do Atirador:
Dois soldados americanos são alvejados por um sniper iraquiano, que está se escondendo no vasto terreno do deserto. Eles estão separados apenas por uma parede e agora precisarão pedir reforços para sair daquele ambiente hostil.
Título Original: The Wall
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir: Doug Liman
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, John Cena
ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,5