Pular para o conteúdo
home » Notícias » 2ª edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema | Confira programação

2ª edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema | Confira programação

2ª edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema | Confira programação

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo promove a 2ª edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema. O objetivo é investigar a construção da figura da bruxa ao longo da história cinematográfica e o evento ocorrerá entre 6 de abril e 5 de maio. Ao todo, teremos 28 filmes, debates com especialistas e uma oficina gratuita. Os ingressos serão vendidos a preços acessíveis.

Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a mostra abrange diferentes gêneros, como ficção, documentário, experimental e performance, provenientes de países como Alemanha, França, México, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

Os filmes serão agrupados em dois eixos temáticos: “A bruxa através dos tempos: imagens clássicas” e “Bruxas contemporâneas: corpos indomáveis, saberes ancestrais”. O primeiro eixo revisita o imaginário clássico das bruxas, enquanto o segundo apresenta reinvenções contemporâneas, destacando obras de cineastas mulheres e perspectivas feministas.

Programação da 2ª edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema

O segmento inicial da programação inclui filmes como A Paixão de Joana D’arc (1928), um dos principais do cinema mudo, e Casei-me com uma Feiticeira (1942), do renomado diretor René Clair, além de A Bruxa (2015), premiado em várias cerimônias independentes. Já o segundo eixo busca reunir filmes que expandem a ideia de mulheres mágicas e apresentam perspectivas críticas, como Retrato de uma jovem em chamas (2019) e Orlando, Minha Biografia Política, adaptação de uma obra de Virginia Woolf. Também haverá sessões de filmes infantis ao longo das quatro semanas, como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), O serviço de entregas da Kiki (1989) e Malévola (2014).

Inspirada pelo trabalho de Silvia Federici, que examinou as origens da histórica perseguição às mulheres, a mostra busca refletir sobre como a caça às bruxas resultou na marginalização de mulheres que não se enquadravam nos padrões de feminilidade.

A Sessão de Abertura, marcada para 06/04 às 16h, exibiráa (2021), filme póstumo de José Mojica Marins, o lendário Zé do Caixão, acompanhado do curta-documentário A última praga de Mojica. Após a exibição, haverá um debate com a crítica Júlia Noá, mediado pela curadora Carla Italiano.

Durante o evento, serão realizados ainda mais dois debates e uma oficina gratuita, todos presenciais. A mesa redonda “Reencantando o mundo”, acontecerá em 18/04, e a curadora Tatiana Mitre falará sobre os filmes A Fada do Repolho (1896/1900) e Branca de Neve e os Sete Anões (1937) em 25/04. A oficina “Perambulando nas sombras encantadoras: segredos da bruxaria no cinema de horror contemporâneo”, ministrada por Laura Cánepa, ocorrerá em 20/04 e requer inscrição prévia através deste LINK.

Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries

Você não pode copiar o conteúdo desta página