10 melhores filmes de Philip Seymour Hoffman
Faremos a lista com os 10 melhores filmes de Philip Seymour Hoffman como uma forma de homenagem a este ator, que faleceu precocemente para a tristeza de todos os fãs da sétima arte. Com apenas 46 anos, lutava há tempos contra as drogas.
Estava finalizando as filmagens de Jogos Vorazes – A Esperança Parte 2 e, ao longo da carreira faturou diversos prêmios (como o Oscar de Melhor Ator por Capote) e outras dezenas de indicações.
10 melhores filmes de Philip Seymour Hoffman
Perfume de Mulher (1992)
O filme é de Al Pacino e isso é incontestável – tanto que faturou o Oscar de Melhor Ator –, mas como coadjuvante, Hoffman já mostrava que entendia do achado. No roteiro, Pacino é um tenente cego, que resolve fazer uma viagem inesquecível antes de se matar.
Boogie Nights – Prazer sem Limites (1997)
Como um nerd gordinho e pervertido, Hoffman alavancou sua carreira e a de seu amigo – e diretor do filme – Paul Thomas Anderson. A recriação da década de 70 deixa diversos filmes ‘no chinelo’, além de trazer o clima sensual e explosivo e as festas incríveis dos magnatas da indústria pornô.
O Grande Lebowski (1998)
Voltando a trabalhar com diretores incríveis – desta vez, os irmãos Coen –, é novamente um coadjuvante que rouba a cena em todos os momentos que está presente. O roteiro é nonsense como só os Coen conseguem ser e fala sobre o último hippie que é confundido com um milionário e atacado por marginais.
Magnólia (1999)
Este é um dos filmes mais poderosos e tristes que Hollywood já produziu. Trabalhando novamente com PT Anderson, Hoffman encarna um enfermeiro que cuida de um homem à beira da morte, com uma angústia que ultrapassam a tela e vão direto para o coração do espectador. Um elenco maravilhoso e uma obra prima inquestionável.
Capote (2005)
Sensibilidade, esta é a palavra para definir o trabalho do ator em ‘Capote’, pois não fosse ele o filme perderia muito do encanto, já que a direção de Bennett Miller não é lá aquelas coisas. Seus trejeitos, a entonação de voz e a forma com que encarnou o escritor Truman Capote foram coroadas com o Oscar de melhor ator.
Missão: Impossível 3 (2006)
Muitos poderão não entender esta minha escolha, porém seu vilão em Missão: Impossível 3 é maldoso ao extremo e não se importa com ninguém. É o melhor filme da franquia, tem as melhores cenas de ação e o início mais apavorante. Blockbuster dos mais inteligentes desta nova safra.
Antes que o diabo saiba que você está Morto (2007)
Um filme difícil de Sidney Lumet, que quase suga a alma de seus protagonistas para conseguir transpor um roteiro cheio de idas e vindas em que ninguém é totalmente bom ou mal. Um drama comovente que ainda conta com a linda Marisa Tomei.
Dúvida (2008)
Nova indicação ao Oscar, desta vez como Ator Coadjuvante em Dúvida, filme dirigido por John Patrick Shanley que coloca Meryl Streep e Hoffman num embate de gigantes, além de tocar em feridas abertas da Igreja Católica. Corajoso e com um final surpreendente e aberto.
Sinédoque, Nova York (2008)
Filme lotado de metáforas e com um roteiro difícil. Charlie Kaufman ao menos dá a chance de Hoffman desfilar todo seu potencial dramático, dentro de um personagem esquisitíssimo. Entretenimento de qualidade como poucas vezes se viu no cinemão norte-americano.
O Mestre (2012)
Última indicação ao Oscar e última parceria com PT Anderson, O Mestre é de um arrojo visual e narrativo deslumbrante. O elenco como um todo é primoroso, a busca por uma verdade que, por vezes, não encontramos e o desfecho poderoso, fecham esta celeuma de sentimentos e questionamentos.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.