Manchester à Beira Mar e Casey Affleck arrebatador

manchester a beira mar

Se eu achava que o Oscar de Melhor Ator deste ano seria de Denzel Washington por ‘Um Limite entre Nós‘, é porque não havia assistido Manchester à Beira Mar, projeto pelo qual Casey Affleck pega para si e destrói tudo. Que atuação soberba, que personagem fabuloso e com um peso inimaginável para carregar… sim, acredito que o cabeça dourada estará em boas mãos.

Kenneth Lonergan (roteirista e diretor) escolhe um tema complexo, ou seja, a forma com que a morte de pessoas queridas nos rodeia – não há como escapar deste sofrimento, pois devemos lidar com ele da melhor maneira possível, se é que existe esta ‘maneira’. O projeto ainda transforma-se num espelho da sociedade contemporânea, que não dialoga, não tem o cuidado de olhar nos olhos das outras pessoas e prefere sofrer escondido, levando o luto consigo para todo o sempre.

O choque de gerações, pontuado magnificamente por Affleck e Lucas Hedges, agrega um toque de frescor e prova ainda que todos nós, por mais frio que nos parecemos, temos nosso grau de ternura. Michelle Williams (de ‘O Segredo de Brokeback Mountain‘) é vista em poucos momentos, mas são essenciais para entendermos melhor a crueza de tragédias cotidianas – o diálogo do casal no terceiro ato é de cortar o coração.

Manchester à Beira Mar
Foto: Poster do filme

Lee Chandler, um homem comum que vive em Boston e trabalha como faz-tudo num conjunto de apartamentos, vê sua vida mudar ao receber um telefonema informando da morte de seu irmão. Vai até sua cidade natal e descobre que será tutor de seu sobrinho, mesmo sem qualquer condição de cuidar do jovem.

Com uma fotografia bonita – mas não espetacular – e uma edição excelente, pautada em flashbacks inseridos com perfeição, Manchester à Beira Mar fará o espectador sair da sessão com aquele aperto no coração, coisa que apenas os bons filmes conseguem fazer. Nas mãos de outro diretor, poderia ser uma bomba.

Título Original: Manchester by the Sea
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir: Kenneth Lonergan
Elenco: Casey Affleck, Michelle Williams, Kyle Chandler, Gretchen Mol, Lucas Hedges

ORÇAMENTO: —
NOTA: 9,0

Por Éder de Oliveira

Indicações ao Oscar: Melhor Filme / Melhor Direção / Melhor Ator / Melhor Ator Coadjuvante / Melhor Atriz Coadjuvante / Melhor Roteiro Original

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net