Críticas

Uma Batalha após a Outra | Resenha | Vale a pena assistir?

Depois de quatro anos, o diretor Paul Thomas Anderson volta a ativa e nos apresenta o drama distópico Uma Batalha após a Outra, que mexe em tantas feridas e traz um elenco tão afiado que tornou-se o grande favorito às premiações de 2026. Mas não é só isso. Sem desmerecer os outros grandes filmes de Anderson, acredito que ele tenha investido mais energia e vigor por aqui, pois mesmo com quase três horas de duração, é impossível desgrudarmos os olhos da tela.

O roteiro, tirado do livro de Thomas Pynchon e intitulado Vineland, é esperto ao amontoar – no bom sentido da palavra – diálogos poderosos e ser ajudado por uma montagem entrecortada, onde o caos se instaura desde os primeiros takes, visando, além de tudo, o laço familiar. Mesmo assim, temos uma espécie de quebra da figura matriarcal – será que todas as mulheres, de fato, estão preparadas para essa fase da vida?

Bob, vivido por Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street), caminha entre o cômico e o trágico. Ele não tem mais esperança no futuro e, por isso mesmo, se torna um viciado. Temos também o ótimo Benicio del Toro (Sicario – Terra de Ninguém) como o Sensei Sergio St. Carlos e o vilão do ano, interpretado por Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos), onde suas ações darão ao espectador um misto de nojo, repulsa e desesperança – mas fica há poucos metros de virar caricato.

As personagens femininas, a trilha sonora e muito mais em Uma Batalha após a Outra

Mas são as personagens femininas que dão voz e vez ao longa. Teyana Taylor (Um Príncipe em Nova York 2) e Chase Infiniti, no primeiro papel da carreira, caminham por espaços caóticos e, em seus diferentes pensamentos e atitudes, nos fazem compreender os motivos delas seguirem lutando contra a opressão, autoritarismo e o fascismo – esse universo te lembra algo?

A trilha sonora pulsante complementa as cenas, principalmente nas reviravoltas e a ambientação, ajudada pela fotografia de Michael Bauman, captura a desolação e a desesperança desértica daqueles espaços. Em Uma Batalha após a Outra, todos sabem que existem pessoas que não se perdem em narrativas absurdas e não se corrompem pelos falsos moralistas e com viés de ceita… mas achá-los é cada vez mais raro. E será que não estamos assim também?

Uma Batalha após a Outra
Uma Batalha após a Outra

Onde assistir Uma Batalha após a Outra?

Sinopse de Uma Batalha após a Outra

Bob é um ex-revolucionário que tenta levar uma vida tranquila ao lado da filha adolescente, Willa. No entanto, seus esforços para deixar o passado para trás são interrompidos quando o antigo inimigo, o Coronel Steven J. Lockjaw, reaparece.

A ameaça à sua família obriga Bob a encarar novamente a luta que acreditava ter abandonado, trazendo à tona conflitos ideológicos e pessoais. A trama se desenvolve como uma reflexão sobre legado, convicções e a forma como ciclos de violência e enfrentamento tendem a se repetir ao longo do tempo.

Nota: ★★★★½

Título Original: One Battle After Another
Ano Lançamento: 2025 (Estados Unidos)
Dir.: Paul Thomas Anderson
Elenco: Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio del Toro, Regina Hall, Teyana Taylor, Chase Infiniti, Alana Haim, Wood Harris, Shayna McHayle, Paul Grimstad

Curiosidades de Uma Batalha após a Outra

  • O título do filme vem de um manifesto de 1969 do grupo revolucionário Weather Underground, e trechos desse texto aparecem literalmente nos diálogos do primeiro ato.
  • O roteiro de Uma Batalha após a Outra levou 20 anos para ser escrito, segundo o diretor Paul Thomas Anderson.
  • Leonardo DiCaprio finalmente trabalhou com Paul Thomas Anderson após ter recusado Boogie Nights (1997) para fazer Titanic, decisão da qual ele já afirmou se arrepender.
  • Sean Penn aceitou o papel assim que leu o roteiro e descreveu o personagem como “um presente” para um ator de sua idade.
  • É o projeto mais caro da carreira do diretor, com orçamento estimado entre US$ 130 milhões e US$ 175 milhões.
  • As filmagens duraram cerca de sete meses e passaram por diversas cidades da Califórnia e também por El Paso, no Texas.
  • O longa é o segundo filme do século XXI a ser rodado majoritariamente em VistaVision, formato clássico de grande resolução.
  • O personagem Danvers, braço direito de Lockjaw, é interpretado por James Raterman, que não é ator profissional, mas ex-agente federal e consultor de segurança.
  • O filme originalmente se chamaria “The Battle of Baktan Cross”, nome da cidade fictícia onde a história se passa.
  • A mansão usada como locação já foi a residência de Ronald Reagan quando ele era governador da Califórnia.
  • A música “The Revolution Will Not Be Televised”, de Gil Scott-Heron, aparece no filme carregada de referências à cultura dos anos 1960.
  • O grupo musical fictício French 75 é interpretado quase inteiramente por músicos reais, incluindo Teyana Taylor e Alana Haim.
  • Teyana Taylor improvisou uma fala que cita Tony Montana, e a cena foi mantida por Paul Thomas Anderson.
  • Teyana, aliás, realizou todas as suas próprias cenas de ação, sem dublês.
  • A cena final de perseguição é uma homenagem a clássicos do cinema como Bullitt, Operação França e Ronin.
  • O filme é dedicado à mãe do diretor, Edwina Anderson.
  • Esta é a última colaboração entre Paul Thomas Anderson e o assistente de direção Adam Somner, falecido em 2024.
  • A personagem Willa tem 16 anos na trama, mas a atriz Chase Infiniti tinha 24 anos durante as filmagens.
  • A prisão mostrada na abertura do filme, o Otay Mesa Detention Center, é uma instalação real administrada pelo serviço de imigração dos Estados Unidos.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net