Baseado em contos escritos por James Franco, Lembranças de uma Infância é um projeto lançado em 2015 e que só agora chega por aqui. Franco tem uma pequena participação numa das três histórias que compõem a trama e ainda produz. Mas deixa nas mãos de Gabrielle Demeestere o processo de roteiro e direção.
Lembra daqueles filmes sobre amizade e transição entre a vida de criança e adolescência? Pois bem, este trás sequências que me fizeram lembrar dos saudosos e incríveis Conta Comigo e Clube dos Cinco, tirando as devidas proporções. Mas ao contrário destes dois exemplos, o projeto escorrega quando deixa a simplicidade de lado, como se quisesse, a todo custo ser cult e maior do que realmente é.
A difícil readaptação com a separação dos pais e uma certa angústia em perder o lugar e os cuidados para o irmão mais novo. O descaso na hora de cuidar e acompanhar os filhos em seu dia a dia, dando espaço para que desconhecidos acabem sendo seus mentores. Sem contar os vícios, presentes com maior ou menor grau de intensidade, tudo isso é posto à prova em Lembranças de uma Infância.
O tal leão que está atacando animais da região em que as crianças moram, é outra das alusões ao medo deste processo e do quanto é necessário estarmos preparados para enfrentá-los. Poético e, de certa forma, relevante, cabe aos novatos Alec Mansky, Everett Meckler e Calum John dar o tom e conseguir aproximar o público de seus personagens. Colocando na balança, me surpreendeu positivamente.
Sinopse de Lembranças de uma Infância:
Este filme se passa no outono de 1985 e narra as aventuras de três amigos, Chris, Joe e Ted, que frequentam a mesma escola na região suburbana de Palo Alto, nos EUA. Enfim, as coisas ganham um tom mais emocionante quando as pessoas dali passam a conviver com a ameaça de um leão da montanha sobre a comunidade.
Título Original: Yosemite
Ano Lançamento: 2015 (França)
Dir: Gabrielle Demeestere
Elenco: James Franco, Everett Meckler, Alec Mansky e Calum John
ORÇAMENTO: —
NOTA: 6,5