Crítica: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros | 30 anos após o lançamento
Críticas

Crítica: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros | 30 anos após o lançamento

Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros

De vez em quando, revisito alguns projetos que completaram 10 anos ou mais. No caso de Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, já se passaram três décadas desde o seu lançamento, e posso afirmar que o fascínio continua intacto. A direção magistral de Steven Spielberg, a envolvente trilha sonora de John Williams, a combinação perfeita entre efeitos práticos e CGI, tudo isso é uma verdadeira preciosidade. E quanto ao elenco… bom, chegaremos lá em breve!

Atualmente, essa franquia possui outros cinco filmes (que não chegam perto da qualidade deste) e alguns desenhos animados. No entanto, houve um cuidado excepcional em capturar não apenas a essência dos dinossauros, mas também em criar um enredo coeso. Veja bem:

Nenhum personagem aqui é totalmente bom ou ruim; isso gera discussões sobre ética profissional e o potencial perigoso se certas tecnologias caírem em mãos erradas. Mesmo John Hammond, o idealizador do parque, é retratado como um bilionário egocêntrico mais preocupado com lucro do que com as consequências de suas ações.

As cenas icônicas se acumulam: o copo d’água vibrando antes da chegada do T-Rex, o garoto sendo lançado para longe pela cerca elétrica, as crianças sendo perseguidas pelos velociraptors na cozinha, o T-Rex em uma caçada frenética ao jipe e muitas outras.

Telecine Action no Dia do Orgulho Nerd

O elenco e a escolha de não ‘mostrar o monstro’ de primeira

Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Samuel L. Jackson em sua juventude e todos os outros foram feitos sob medida para seus respectivos papéis. Mesmo que alguém possa achar o personagem de Dennis Nedry, interpretado por Wayne Knight, um tanto fraco em sua motivação, sua morte é tão impactante que nem isso prejudica a qualidade da obra.

Assim como Steven Spielberg aprendeu em Tubarão (1975), é crucial manter o ‘monstro’ fora de vista por um tempo, aumentando assim a tensão e o suspense. E isso é exatamente o que ele faz, pois quando o T-Rex finalmente aparece, é impossível não se agarrar à cadeira.

Baseado no livro de Michael Crichton, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros é mais uma das genialidades do maior diretor de todos os tempos. Deixe de lado Chris Pratt e sua abordagem “domadora” de dinossauros em Jurassic World; Alan Grant e Ellie Sattler (que têm um diálogo rápido e fantástico sobre igualdade de gênero com Hammond) são os verdadeiros protagonistas desta história!

Onde assistir Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros?

  • Assinatura: Netflix | Telecine | Prime Video | Star+
  • Locação: YouTube | Google Play Movie | Apple TV

Sinopse de Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros

Um parque construído por um milionário tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★★

Título Original: Jurassic Park
Ano Lançamento: 1993 (Estados Unidos | Reino Unido)
Dir: Steven Spielberg
Elenco:
Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Samuel L. Jackson, Jeff Goldblum, Martin Ferrero, Joseph Mazzello, Ariana Richards

Então, confira outras notícias clicando AQUI.

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página