Todos os cinéfilos que ouviram falar que Gladiador 2 seria feito e novamente dirigido por Ridley Scott deve ter se perguntado: por que? Bem, pelo menos essa foi minha reação. Vale lembrar que o clássico de 2000, vencedor do Oscar de Melhor Filme, que tinha Russell Crowe e Joaquim Phoenix no elenco, era um épico fechadinho e sem brechas para a expansão do universo, correto? Não aos olhos da produtora.
Assim como ocorreu em Jurassic World, em alguns dos novos episódios de Star Wars e em outros títulos, há aqui uma aura de homenagem permeando todas as duas horas e vinte e oito minutos. Se o primeiro teve um orçamento de US$ 100 milhões, aqui há três vezes mais investimento, que são vistos nos ótimos efeitos especiais, com recriação de época, cenários deslumbrantes e até a inserção de tubarões em um coliseu lotado de água para uma pancadaria dentro de barcos. Exagerado? Sim! Mas a gente deve deixar a coerência de lado e se divertir.
O elenco conta com Paul Mescal, Denzel Washington, Connie Nielsen, Derek Jacobi, Peter Mensah, Joseph Quinn, Fred Hechinger e Pedro Pascal. Destes, considero que o melhor é Denzel, pois seu Macrinus é um homem que quer o poder a todo custo, e mesmo que a trama gere diversas facilitações para ele, vê-lo se divertindo é algo excepcional! Connie Nielsen aparece apenas para ser um gancho entre estes dois capítulos e Pedro Pascal tem um arco tão clichê quanto tantos outros da Sétima Arte.
O protagonista de Gladiador 2: um CTRL C + CTRL V do anterior
Com possibilidades infinitas de caminhos para Lucius, vivido por Paul Mescal, os roteiristas David Scarpa, Peter Craig e David Franzoni tiveram a “brilhante” ideia de fazê-lo perder a esposa e seguir uma jornada de vingança. Mas espera… não era exatamente isso que aconteceu em Gladiador? Mescal até tenta fugir das comparações, já que sua fisicalidade e agilidade são bem diferentes, porém faz isso até a segunda página, já que o “copia e cola” atrapalha uma maior versatilidade dramática.
No desfecho, Lucius busca a armadura utilizada por Maximus e tem o último embate com ela. Portanto, é uma espécie de fala de Ridley Scott, mostrando que mesmo com erros como Napoleão, Casa Gucci, Prometheus e outros, devemos sempre lembrar que suas melhores obras jamais sairão do panteão de clássicos, pois “o que fazemos em vida ecoa na eternidade”.
Onde assistir Gladiador 2?
O filme está em diversas salas de cinema pelo Brasil.
Sinopse de Gladiador 2
Anos após testemunhar a morte do herói Maximus nas mãos de seu tio Commodus, Lucius se vê diante de um novo e aterrador desafio. Forçado a lutar no Coliseu, ele precisa combater não apenas pela sua própria sobrevivência, mas também pela honra de Roma. A cidade, agora sob o domínio dos tiranos imperadores Geta e Caracalla, exige que nosso herói se rebele contra a opressão e recupere a força que um dia o inspirou.
O império está em risco, e Lucius se vê confrontado com a responsabilidade de salvar o que restou de sua grandiosidade, enfrentando uma série de desafios que exigem não só força física, mas também resistência emocional e mental, principalmente após sua esposa ser morta pelos tiranos.
Com o coração consumido pela raiva, ele encara um caminho doloroso, onde o sangue e a luta pela honra de Roma são os únicos meios de restaurar o império à sua antiga grandeza.
Nota Cinema e Séries: ★★★
Título Original: Gladiator 2
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos | Reino Unido)
Dir: Ridley Scott
Elenco: Connie Nielsen, Paul Mescal, Pedro Pascal, Denzel Washington, Joseph Quinn, Derek Jacobi, Fred Hechinger, Rory McCann, Matt Lucas, Peter Mensah