Flow (2024) | Vale a pena assistir?

Flow (2024) é um longa metragem animado da Letônia, que faturou o Oscar na categoria e fez muita gente se emocionar. Dirigido pelo desconhecido Gints Zilbalodis, é uma jornada de descobertas e amizades inesperadas, mas, além disso, são 84 minutos sem diálogos e com todos os animais tendo ações como se fossem na vida real, ou seja, não há antropomorfização.

A estética, que segue um caminho contrário de Robô Selvagem, que disputava com ele o prêmio que ocorreu no último domingo, me lembrou bastante do game Okami, uma obra de arte sem igual, onde o jogador controla a deusa do sol, na forma de um lobo branco.

O espectador, em Flow (2024), é convidado a viajar por um mundo que é devastado por uma grande inundação. Obviamente, Zilbalodis expõe a preocupação com as questões climáticas, pontuando claramente que somos finitos neste mundo e que se não trabalharmos juntos, as coisas irão piorar dia após dia. Além do gato, há um Cachorro, uma Garça, uma Capivara e um Lêmure que foram excluídos de seus respectivos grupos e encontraram uma forma de sobreviver, mesmo com tantas diferenças.

Flow (2024) é pura poesia

A escala dos desafios se ampliam aos poucos, como numa fase de video game, e a proporção das construções que passam são impactantes. Se procura algo como as obras da Pixar – que tem estrutura bem marcante e já compreendida previamente pelos espectadores -, poderá se frustrar, pois há um tom lírico e mais contemplativo, onde respostas ficam ‘no ar’.

Certo personagem, que aparece apenas três ou quatro vezes, terá um papel cíclico, mostrando que vida e morte andam juntas. Perceba que o tratamento de som é sutil, para que não se sobreponha ou torne-se mais importante do que aqueles personagens tão doces. Obra prima que não foi tão assistida como deveria nas telonas. Espero que quando chegar aos streamings possa ganhar sobrevida!

Flow (2024) | Flow nos cinemas de Campinas

Onde assistir Flow (2024)?

O filme está nos cinemas de todo Brasil.

Sinopse de Flow (2024)

Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é devastado e a Terra começa a ser inundada, ele encontra refúgio em um barco e precisa viver com um cachorro, uma capivara, um lêmore e garça.

Nota Cinema e Séries: ★★★★

Título Original: Flow
Ano Lançamento: 2024 (Letônia | Bélgica | França)
Dir: Gints Zilbalodis

Curiosidades de Flow (2024)

Sair da versão mobile