O cinema sempre flertou com tragédias apocalípticas e desastres naturais de todos os tipos. Há até diretores que se especializaram no assunto (como poderão ver nesta lista) e, gostem vocês ou não, este sub-gênero sempre atrai multidões. Refugiem-se no lugar mais seguro, ore para seu santo ou entidade favorito e, principalmente, tenha sorte, pois os 10 Filmes sobre o fim do mundo chegarão no parágrafo a seguir!
Filmes sobre o fim do mundo
Terremoto (1974)
Nível de Destruição da Terra: Baixo, pois ficou apenas em Los Angeles
Waterworld – O Segredo Das Àguas (1995)
Nível de Destruição da Terra: Completo, não existe mais ‘terra firme’
Twister (1996)
O filme foi um tremendo sucesso na época, arrecadando quase 500 milhões de dólares no mundo todo. Ao assisti-lo hoje, vemos o quão canastrão o casal vivido por Bill Paxton e Helen Hunt é – assim como o diretor Jan de Bont. O enredo fala sobre tornados e equipes rivais que monitoram toda destruição causada por ele.
Nível de Destruição da Terra: Baixíssimo, acontece apenas em locais específicos.
Independency Day (1996)
Aqui está o midas da destruição, o Senhor da Catástrofe, o Deus do Caos! O primeiro, o megalomaníaco, o único: Roland Emmerich. Independence Day é uma palhaçada que só se tornou sucesso absoluto pelos efeitos especiais e por Will Smith. Depois de vermos que os computadores de bordo dos extraterrestres usavam Windows como Sistema Operacional, não tem como levá-lo a sério!
Nível de Destruição da Terra: Baixo, os norte americanos sofrem diversos danos, mas o resto do mundo, parece ter saído ileso!
Volcano – A Fúria (1997)
Nível de Destruição da Terra: Baixo… Los Angeles é sempre ‘o alvo’!
Armageddon (1998)
Nível de Destruição da Terra: Médio, poderia ter sido pior caso o personagem de Bruce Willis não se sacrificasse para salvar o dia… espero que você já tenha visto o filme!
Impacto Profundo (1998)
Nível de Destruição da Terra: Grande, o meteoro atinge a Terra e faz um estrago gigantesco!
O Dia Depois de Amanhã (2004)
Nível de Destruição da Terra: Enorme, a catástrofe meteorológica é repentina e atinge o planeta todo!
Sunshine – Alerta Solar (2007)
Nível de Destruição da Terra: Pequeno. A Terra é pouco afetada aqui!
2012 (2009)
Adivinha quem voltou? Roland Emmerich pega algumas inscrições maias, que dizem que o mundo acabará em 2012 e remete-nos a novas tragédias, novas famílias desunidas, novos (ou seriam velhos?) clichês e efeitos de encher os olhos.
A referência bíblica no final é deplorável e tosca. Vale pelos 40 minutos iniciais e só.
Nível de Destruição da Terra: Enorme, todos os locais do mundo são bem destruídos e nem o Cristo Redentor (que aparece por 3 segundos) escapa!