Documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor ganha data de estreia nos cinemas

lupicinio rodrigues topo

O documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor, que marca a estreia na direção de Alfredo Manevy, já tem data marcada para chegar ao público: 14 de março. Celebrando o legado poético do renomado cantor e compositor, o filme mergulha na vida e obra do artista, explorando sua contribuição musical e o contexto histórico que o cercou.

Produzido pela Plural Filmes em parceria com o Canal Curta, o documentário preserva o legado musical de Lupicínio Rodrigues, destacando sua importância artística e o contexto social e histórico em que suas músicas foram criadas. Com entrevistas artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares, o filme revela a trajetória do compositor, trazendo à tona sua influência e relevância para a música popular brasileira.

Além de explorar sua vasta obra, o documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor aborda um episódio marcante da vida de Lupicínio envolvendo a faixa “Se Acaso Você Chegasse”, que fez parte da trilha sonora de um musical de Hollywood e foi indicada ao Oscar de 1945. Entretanto, Lupicínio não foi consultado sobre o uso da canção e só recebeu os direitos autorais anos depois, sem ter seus créditos reconhecidos na indicação ao Oscar.

O diretor Alfredo Manevy destaca a importância de abordar questões como direitos autorais e a economia da cultura no filme, enfatizando a necessidade de valorizar os mestres da música brasileira. “A riqueza resultante desse valioso patrimônio cultural deveria chegar aos autores“, comenta Manevy.

documentário Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor
Documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor

Prêmios do documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor

Premiado com Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora no Fest Aruanda 2022, o documentário também recebeu Menção Honrosa por sua narrativa envolvente e resgate da importância de Lupicínio Rodrigues. Além disso, foi reconhecido pelo público como melhor documentário em Lisboa, no Festival Internacional da Língua Portuguesa, e participou de diversos festivais nacionais e internacionais.

Lupicínio é o pai da música de sofrência, que se tornou com ele e depois dele um gênero imensamente popular. Não por acaso Lupi atravessa gerações de intérpretes“, completa Manevy, ressaltando a influência duradoura do compositor.

Com histórias saborosas narradas pelo próprio Lupicínio e uma análise profunda de sua coragem musical e sua jornada até o reconhecimento na indústria cultural, o documentário promete oferecer uma visão abrangente e emocionante da vida e obra desse ícone da música brasileira. Preparem-se para uma imersão única na história de Lupicínio Rodrigues e sua inestimável contribuição para a cultura do país.

Trailer do documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor

Confira mais notícias clicando AQUI.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net