Pular para o conteúdo
home » Críticas » Crítica: As 4 Filhas de Olfa | Documentário concorre ao Oscar com méritos

Crítica: As 4 Filhas de Olfa | Documentário concorre ao Oscar com méritos

As 4 Filhas de Olfa é um documentário dirigido por Kaouther Ben Hania, sendo uma coprodução entre Alemanha, França, Tunísia e Arábia Saudita e que concorre ao Oscar na categoria com todos os méritos. Ao longo de 107 minutos, o espectador é convidado a entrar na vida de Olfa e suas filhas e ali temos um estudo profundo sobre a cultura tunisiana, o choque de gerações e como as escolhas podem afetar o futuro de uma família.

A narrativa traz atrizes de verdade para viverem as duas filhas que estão desaparecidas (Nour Karoui é Rahma e Ichrak Matar é Ghofrane), além de Hind Sabri vivendo a matriarca quando julgam que os episódios que irão relembrar sejam pesados demais para ela. É incômodo em diversos takes, mas também sabe ser fraterno, sendo que, ao longo deste processo de imersão, você acabará se esquecendo de que há atrizes envolvidas na trama, tamanha dedicação e entrega de todas.

E há uma escalada severa ao notarmos a relação de Olfa com suas filhas e determinadas escolhas que as afetaram diretamente – certos pensamentos, para mim, soaram inimagináveis, mas é aí que devemos compreender toda questão cultural e religiosa, por exemplo, que as afeta.

As 4 Filhas de Olfa: um estudo do ser humano e de cinema

Ao conferir As 4 Filhas de Olfa me lembrei bastante de Jogo de Cena, projeto do genial e já falecido Eduardo Coutinho, que mesclava realidade e ficção num drama impactante, onde mulheres cariocas contavam suas histórias e, às vezes, atrizes entravam em cena para terminá-las.

Mas aqui, a diretora e roteirista Kaouther Ben Hania traça algo íntimo, pois estava vivendo ao lado de todas elas, sem contar que a mãe (na vida real), rouba todas as cenas, conseguindo um misto de complexidade, carisma, violência e humor, mesmo na presença de atrizes profissionais.

No terceiro ato a porrada chega com força e compreendemos o que, de fato, houve com as filhas desaparecidas. Fui dormir pensando e tentando digerir o impacto causado. Uma pérola que deve ser vista e revista por todos, cinéfilos ou não.

As 4 Filhas de Olfa
As 4 Filhas de Olfa

Onde assistir As 4 Filhas de Olfa?

Estreia nos cinemas brasileiros no dia 7 de março.

Sinopse de As 4 Filhas de Olfa

A partir do desaparecimento de duas de suas quatro filhas, a história da família de Olfa é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.

Nota Cinema e Séries: ★★★★★

Título Original: Les filles d’Olfa
Ano Lançamento: 2023 (Alemanha | França | Tunísia | Arábia Saudita)
Dir: Kaouther Ben Hania

Elenco: Olfa Hamrouni, Eya Chikhaoui, Tayssir Chikhaoui, Nour Karoui, Ichrak Matar, Majd Mastoura, Hind Sabrir

Confira mais notícias clicando AQUI.

Você não pode copiar o conteúdo desta página