Crítica: As 4 Filhas de Olfa | Documentário concorre ao Oscar com méritos

as 4 filhas de olfa topo

As 4 Filhas de Olfa é um documentário dirigido por Kaouther Ben Hania, sendo uma coprodução entre Alemanha, França, Tunísia e Arábia Saudita e que concorre ao Oscar na categoria com todos os méritos. Ao longo de 107 minutos, o espectador é convidado a entrar na vida de Olfa e suas filhas e ali temos um estudo profundo sobre a cultura tunisiana, o choque de gerações e como as escolhas podem afetar o futuro de uma família.

A narrativa traz atrizes de verdade para viverem as duas filhas que estão desaparecidas (Nour Karoui é Rahma e Ichrak Matar é Ghofrane), além de Hind Sabri vivendo a matriarca quando julgam que os episódios que irão relembrar sejam pesados demais para ela. É incômodo em diversos takes, mas também sabe ser fraterno, sendo que, ao longo deste processo de imersão, você acabará se esquecendo de que há atrizes envolvidas na trama, tamanha dedicação e entrega de todas.

E há uma escalada severa ao notarmos a relação de Olfa com suas filhas e determinadas escolhas que as afetaram diretamente – certos pensamentos, para mim, soaram inimagináveis, mas é aí que devemos compreender toda questão cultural e religiosa, por exemplo, que as afeta.

As 4 Filhas de Olfa: um estudo do ser humano e de cinema

Ao conferir As 4 Filhas de Olfa me lembrei bastante de Jogo de Cena, projeto do genial e já falecido Eduardo Coutinho, que mesclava realidade e ficção num drama impactante, onde mulheres cariocas contavam suas histórias e, às vezes, atrizes entravam em cena para terminá-las.

Mas aqui, a diretora e roteirista Kaouther Ben Hania traça algo íntimo, pois estava vivendo ao lado de todas elas, sem contar que a mãe (na vida real), rouba todas as cenas, conseguindo um misto de complexidade, carisma, violência e humor, mesmo na presença de atrizes profissionais.

No terceiro ato a porrada chega com força e compreendemos o que, de fato, houve com as filhas desaparecidas. Fui dormir pensando e tentando digerir o impacto causado. Uma pérola que deve ser vista e revista por todos, cinéfilos ou não.

As 4 Filhas de Olfa
As 4 Filhas de Olfa

Onde assistir As 4 Filhas de Olfa?

Estreia nos cinemas brasileiros no dia 7 de março.

Sinopse de As 4 Filhas de Olfa

A partir do desaparecimento de duas de suas quatro filhas, a história da família de Olfa é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.

Nota Cinema e Séries: ★★★★★

Título Original: Les filles d’Olfa
Ano Lançamento: 2023 (Alemanha | França | Tunísia | Arábia Saudita)
Dir: Kaouther Ben Hania

Elenco: Olfa Hamrouni, Eya Chikhaoui, Tayssir Chikhaoui, Nour Karoui, Ichrak Matar, Majd Mastoura, Hind Sabrir

Confira mais notícias clicando AQUI.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net