Documentário Inventário de Imagens Perdidas estreia nos cinemas

inventario de imagens perdidas topo

O diretor brasiliense Gustavo Galvão lança o documentário Inventário de Imagens Perdidas como uma resposta artística ao cenário político e cultural do Brasil no início de 2021, período marcado pelo avanço da extrema-direita e pela crise enfrentada pelo cinema nacional. A obra foi construída de forma colaborativa com a equipe no próprio set de filmagens, e apresenta uma narrativa que gira em torno da morte de um cineasta e da jornada de sua ex-aluna em meio a uma revolução fundamentalista. As filmagens ocorreram no interior do Rio Grande do Sul.

A produção rompe com as estruturas tradicionais do cinema ao utilizar imagens e falas em off baseadas em uma narrativa mínima, permitindo que a montagem e a sonorização ganhassem protagonismo criativo. O resultado é uma experiência sensorial que mergulha no universo subjetivo das personagens diante de um cenário distópico, refletindo sobre a guerra civil iminente e o conflito entre o íntimo e o coletivo. O longa resgata e ressignifica símbolos da “era das imagens”, sendo um grito poético e político do diretor diante de tempos turbulentos.

“Inventário de Imagens Perdidas” já foi premiado no Festival de Cinema de Ribeirão Preto, onde venceu nas categorias de melhor longa-metragem, melhor atriz (Maria Galant) e melhor montagem (Cristiane Oliveira e Tula Anagnostopoulos). O filme também teve destaque em festivais internacionais, como o Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o Festival Ibero-Latino Americano di Trieste, na Itália, e o Santiago del Estero Film Fest, na Argentina.

Documentário Inventário de Imagens Perdidas
Documentário Inventário de Imagens Perdidas

Estreia do documentário Inventário de Imagens Perdidas

Antes da estreia oficial nos cinemas no dia 8 de maio, o longa terá duas pré-estreias abertas ao público. A primeira acontece em Brasília, no Cine Brasília, no dia 29 de abril, e a segunda será em São Paulo, no dia 6 de maio, no Espaço Petrobras de Cinema. Em ambas as sessões, a entrada será gratuita e haverá debate com a presença do diretor e elenco, proporcionando ao público uma oportunidade de diálogo direto com os criadores dessa potente obra cinematográfica.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net