Se em Buscando… (2018), um pai vai atrás do paradeiro de sua filha, em Desaparecida (2023), uma garota precisa compreender os passos dados por sua mãe, antes dela sumir. Ambos têm a mesma equipe técnica – os diretores Nicholas D. Johnson e Will Merrick foram editores do projeto anterior – e usam o chamado screenlife, ou história contada através de telas (e por aqui temos webcam, câmeras de segurança, filmagens de smartwatch e etc), para gerar uma sensação de proximidade com o público em geral, mas principalmente com a nova geração.
June, a protagonista, é interpretada pela excelente Storm Reid (a Riley de The Last of Us) e ela é, de fato, uma força da natureza. Como a câmera está sempre colada em seu rosto, seria impossível gerar empatia, se não houvesse uma profusão de sentimentos e um timing perfeito para cada momento. Mas não para por aí, já que os outros coadjuvante também mandam muito bem, com destaque para Joaquim de Almeida.
Desaparecida (2023) brinca com o espectador, pois quando imagina-se que ele seguirá para um caminho, vai para outro completamente diferente. Sem contar que traça uma série de situações corriqueiras – e já vistas várias vezes no cinema -, como a ‘filha adolescente rebelde que não está nem aí para o que a mãe diz’ e amplifica isso para níveis grandiosos de suspense.
Os vários plot twists de Desaparecida (2023)
Há projetos que tentam pegar os espectadores desprevenidos e jogam inúmeros plot twists. Quando isso é mal utilizado, a chance de afastar a pessoa do objetivo proposto é imensa. O que não é o caso! Prepare-se para diversas reviravoltas, uma mais intrigante e impressionante do que a outra.
São quase duas horas onde 90% das escolhas parecem naturais e verdadeiras. Obviamente que há ‘quebra cabeças’ resolvidos muito rápidos e a inércia e incompetência dos policiais irrita um pouco. Tirando esses detalhes, digo que Desaparecida (2023) é um dos suspenses mais eficazes do ano!
Onde assistir?
- O projeto está no catálogo da HBO Max.
Sinopse do filme
A mãe de June desaparece durante as férias na Colômbia com seu novo namorado, e sua busca por respostas acaba dificultada pela burocracia internacional. Presa a milhares de quilômetros de distância, June usa criativamente toda a tecnologia que está ao seu alcance para tentar encontrá-la antes que seja tarde demais. No entanto, à medida que ela se aprofunda, sua investigação digital logo levanta mais perguntas do que respostas.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★★
Título Original: Missing
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos)
Dir: Nicholas D. Johnson, Will Merrick
Elenco: Storm Reid, Nia Long, Tim Griffin, Ken Leung, Amy Landecker, Megan Suri