Pular para o conteúdo
home » Críticas » Crítica: Da Yie | Óitmo curta-metragem ganês que lida com tráfico infantil

Crítica: Da Yie | Óitmo curta-metragem ganês que lida com tráfico infantil

Da Yie é um curta metragem que pode ser assistido no streaming da Filmicca e é uma coprodução de Gana e Bélgica. As palavras que dão nome ao filme significam “boa noite” no idioma Akan e tem tudo a ver com o roteiro, que deixa claro que aquele poderia ser uma espécie de adeus dessas crianças, sem que seus familiares ao menos soubessem.

O diretor e roteirista Anthony Nti, que já havia feito projetos como Boi (2016) e, em 2021, comandou 4 episódios da minissérie Shaq, introduz um bom ritmo nesses 20 minutos. Ao mesmo tempo, presta uma espécie de homenagem – ou, ao menos, foi o que captei – para Cidade de Deus, já que, nos minutos iniciais, há um take semelhante àquele dos garotos correndo atrás da galinha.

Toda fotografia expõe a pobreza daquele ambiente e mesmo que as tomadas não sejam tão abertas, o espectador nota o dia a dia de adultos, jovens e crianças, e como o futebol surge como uma válvula de escape (outra homenagem ao Brasil? Quem sabe!?).

da yie

Da Yie lida com tráfico infantil de uma forma diferente

O tráfico infantil é o plano de fundo e isso fica claro lá pelo segundo ato de Da Yie. Vemos o personagem chamado Bogah, vivido por Goua Grovogui persuadir Matilda e Prince e, com isso, amplia-se essa inocencia infantil versus a malandragem de adultos mal intencionados.

Mas mesmo neste mundo, o diretor entende que há quem se arrependa e vá contra o ‘sistema’. Por fim, preciso destacar as atuações dos pequenos Matilda Enchil e Prince Agortey, pois mesmo percebendo que não eram atores, entregam carisma e docilidade na medida certa. Mais um grande título na Filmicca, que vale a pena ser descoberto.

Onde assistir Da Yie?

O filme está disponível na Filmicca.

Sinopse de Da Yie

Os jovens Matilda e Prince são levados numa viagem transformadora por um estranho, que deseja muito mais do que apenas ter um dia tranquilo com os pequenos. Crianças, gangsters e a vibrante costa de Gana como você nunca viu.

Nota Cinema e Séries: ★★★★

Título Original: Da Yie
Ano Lançamento: 2019 (Gana e Bélgica)
Dir: Anthony Nti

Elenco: Matilda Enchil, Prince Agortey e Goua Grovogui

Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries

Você não pode copiar o conteúdo desta página